Locaweb Edição 116

18 // memória / duolingo // revista locaweb @revistalocaweb SURȴVVLRQDLV RX SHVVRDLVȋ explica Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo Brasil. Com base nessa visão, o empreendedor se juntou a Severin Hacker para desenvolver uma solução capaz de ampliar os horizontes do conhecimento. No caminho do sucesso Idealizado em 2011 e ODQ©DGR RȴFLDOPHQWH HP em Pittsburgh, nos Estados Unidos, o Duolingo nasceu com foco em tradução. O objetivo era gerar valor por meio de conteúdos traduzidos pelos usuários, posicionando os estudantes como vetores da disseminação de conhecimento. Em 2014, Luis decidiu deixar as traduções de lado e se concentrar apenas no ensino de idiomas, que usa inteligência DUWLȴFLDO H JDPLȴFD©¥R SDUD propagar conhecimento de forma gratuita e divertida. “Atualmente, a plataforma oferece 100 cursos com 40 idiomas distintos e seis opções para falantes de português: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto”, destaca Analigia. É possível encontrar até línguas ameaçadas de extinção, Segundo Analigia, empresa vai se reforçar no Brasil e, em 2022, lançará cinco cursos Capital aberto Em 2021, o Duolingo se tornou uma empresa de capital aberto, entrando para a National Association of Securities Dealers Automated Quotation System (Nasdaq), bolsa de valores americana. “Nossa expectativa é que o IPO (oferta pública de ações) nos ajude a operar com ainda mais foco e intensidade. Vamos continuar a sustentar nossos valores centrais: se concentrar no desenvolvimento do produto e garantir que aprender com a plataforma seja sempre GLYHUWLGR HȴFD] H DFHVV¯YHO SDUD WRGRVȋ FRPHQWD $QDOLJLD Martins, diretora de marketing do Duolingo Brasil. como havaiano, yucateca, iídiche, quich e navajo. No caso de idiomas como irlandês, gaélico escocês e havaiano, há mais pessoas aprendendo no Duolingo do que falantes nativos. Além disso, a plataforma desenvolveu aulas para fãs que queiram aprender linguagens ȴFW¯FLDV SRU H[HPSOR R NOLQJRQ de Star Trek, e o alto valiriano, de Game of Thrones. Os anos seguintes também foram importantes para a trajetória da companhia. Em 2015, foi lançado o Duolingo for Schools, uma solução exclusiva para escolas, professores e autoridades da área da educação. Já em 2016, a empresa criou R WHVWH GH SURȴFL¬QFLD QD língua inglesa Duolingo English Test (DET), aceito por mais de três mil universidades em todo o mundo. No ano seguinte, saiu do forno um serviço de assinaturas (sem anúncios e com funcionalidades exclusivas), embora a marca tenha dado continuidade aos cursos gratuitos. Três anos mais tarde, o crescimento da empresa foi impulsionado pela pandemia (já que muitas pessoas decidiram estudar novos idiomas durante o período de distanciamento social), e a Duolingo foi avaliada em US$ 2,4 bilhões. Democratizando a educação Analigia explica que, com a retomada das atividades presenciais e com a perspectiva de que a pandemia será superada, um dos principais objetivos do Duolingo é manter os usuários ativos no aplicativo. A empresa espera incentivar as pessoas a usar o software diariamente, além de reativar alunos que deixaram de estudar por algum tempo e continuar retendo novos usuários. “Para isso, precisamos nos conectar ainda mais com o público brasileiro, trabalho TXH LQWHQVLȴFDPRV GHVGH TXH abrimos o escritório do app no 3D¯V HP ȋ DȴUPD D GLUHWRUD de marketing. “Em 2022, temos grandes planos para o mercado nacional, como o lançamento de cinco cursos de idiomas na SODWDIRUPDȋ ȴQDOL]D

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=