Locaweb Edição 115
// revista locaweb 55 // essencial / seu site de cara nova empreendedor não tenha muita verba disponível para investir nisso e no desenvolvimento de um projeto do zero, minha recomendação é contratar o serviço das melhores plataformas que oferecem opções de layouts prontos. Isso porque os templates disponíveis nesses sites já contam com estruturas pensadas e que passaram por alguma etapa de estratégia de UX”, explica a especialista. De quebra, os layouts prontos oferecem recursos de personalização que permitem alterar cores e tipografias e, até, inserir elementos como logotipos. Graças a isso, é possível renovar completamente o visual de um site sem perder a identidade da marca. Performance e tráfego Os fatores relacionados a Search Engine Optimization (SEO) – como uso adequado de palavras-chave, descrições de imagens e utilização de tags –, também colaboram para melhorar o posicionamento da página em plataformas de busca e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico. Por isso, é importante investir em melhorias nesse sentido, também. Indicativos ligados à navegação em si também podem ajudar a posicionar o site entre os primeiros resultados do Google. Por isso, vale a pena apostar em soluções que façam a página carregar com maior velocidade. O mesmo vale para adaptações que permitam à interface rodar corretamente em diferentes dispositivos, como tablets, desktops e smartphones. Acessibilidade e conveniência As empresas que ainda não oferecem recursos de acessibilidade em seus sites Pollyana, professora do Mackenzie, ressalta a importância de desenvolver interfaces que possam ser visualizadas e usadas por diferentes tipos de público As marcas precisam oferecer uma jornada de compras fluida ao consumidor caso não queiram perdê-lo, segundo Vanessa, da Plurix Design Estratégico também devem aproveitar o projeto de renovação para implementá-los. Atualmente, há uma série de ferramentas disponíveis para pessoas com diferentes necessidades. O documento Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), da World Wide Web Consortium, por exemplo, reúne as principais diretrizes a respeito do assunto. “É fundamental desenvolver interfaces que possam ser visualizadas e usadas por diferentes tipos de público. Trabalhar com a questão de legendagem e incluir vídeos em libras são algumas das opções”, comenta Pollyana. “A arquitetura de cores é outro fator que pode fazer a diferença. É preciso ter mais de uma opção, já que as pessoas daltônicas podem precisar de interfaces com outras combinações de tonalidades”, completa. A especialista recomenda, ainda, investir em recursos que ajudem a deixar os sites mais práticos, eficientes e convenientes. “Atualmente, muitas companhias apostam em chatbots. Eles são uma boa opção para marcas de todos os tamanhos, já que facilitam a vida de quem tenha dúvidas e busque informações sobre pedidos de maneira automática em qualquer horário”, finaliza.
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