Locaweb Edição 115
Zoom Conforme as medidas de isolamento social foram sendo implementadas para conter o avanço da covid-19, o Zoom se transformou em uma das principais ferramentas profissionais, educacionais e sociais do planeta. Para se ter uma ideia, entre dezembro de 2019 e abril de 2020, a plataforma de videochamadas saltou de 10 milhões de usuários por dia para mais de 300 milhões. Neste ano, seu uso segue em alta, inclusive no Brasil. “Desde o início da pandemia, o Zoom se tornou a opção preferida de trabalhadores e estudantes brasileiros. As pessoas gostam da ferramenta pelo fato de ela ser flexível e contribuir para a qualidade de vida”, indica Nicolas Robinson Andrade, diretor de relações governamentais da companhia na América Latina. Para se manter relevante, a plataforma tem feito atualizações constantes em 2021. Algumas das últimas foram a introdução da ferramenta Quadro Branco (que permite a colaboração em tempo real ou assíncrona), da transcrição de reuniões por áudio ou vídeo e da tradução simultânea ao vivo. “Queremos tornar a experiência de uso ainda mais imersiva e inclusiva”, finaliza o executivo. // revista locaweb Xiaomi Após a paralisação forçada por conta da pandemia de covid-19, a Xiaomi, fabricante chinesa de smartphones e outros produtos eletrônicos, retomou em 2021 seus planos de expansão no Brasil. Luciano Barbosa, head da empresa no País, conta que esse processo tem se dado por meio de novas lojas oficiais – foram cinco inaugurações realizadas entre setembro e dezembro. “Apesar de 2021 ter sido um ano de atualizações contínuas, por causa da instabilidade econômica brasileira e de outras surpresas, como a crise energética na China, tivemos um aumento forte na demanda, e isso foi positivo para o negócio. Outro ponto que percebemos foi a mudança no comportamento do consumidor, que passou a adquirir produtos de tíquete médio maior, e isso também nos favoreceu”, informa o executivo. Atualmente, a Xiaomi, que já contava com duas lojas físicas em São Paulo, canal de e-commerce e parcerias estratégicas com grandes varejistas, operadoras e marketplaces nacionais, está presente em mais de 7 mil pontos de venda espalhados por todo o Brasil. Localmente, comercializa cerca de 500 produtos, sendo que metade da sua receita vem dos smartphones e, o restante, dos chamados produtos inteligentes. XP Inc. O ano de 2021 foi movimentado na XP Inc. Além de investimentos em vários negócios, como na edtech Resilia, nas gestoras Jive Investments e Giant Steps e na CMItech (Capital Markets Infrastructure Tech) Virgo, a marca lançou o Expert Pass, serviço de assinatura online sobre investimentos, e a versão beta da sua conta digital – inicialmente, para ser testada por alguns clientes. De quebra, entrou para o mercado de cartões de crédito, com o desenvolvimento do XP Visa Infinite. O produto, segundo Pethra Ferraz, diretora de marketing da empresa, traz diferenciais como juros abaixo da média e o chamado “investback”, que retorna para os consumidores, na forma de investimento, 1% do valor das compras realizadas. “Neste ano também tivemos outros momentos importantes. Pela primeira vez patrocinamos o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Time Brasil e, em agosto, realizamos a 11ª edição da Expert XP, com 350 palestrantes, 150 horas de conteúdo e audiência de mais de 1,5 milhão de pessoas”, elenca a executiva. “Em 2022, seguiremos inovando para aumentar nossa oferta de conteúdo e de serviços financeiros”, aponta Pethra.
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