Locaweb Edição 115
52 // capa / quem fez a diferença em2021 // revista locaweb @revistalocaweb Unico Em agosto deste ano, a Unico, IDtech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, recebeu um aporte de R$ 625 milhões e se juntou ao cobiçado grupo dos unicórnios nacionais. “Esse é o resultado de muitos anos de trabalho. A empresa foi fundada em 2007 e, desde o início, sabíamos que queríamos ser uma grande marca e impactar positivamente a vida das pessoas, eliminando a burocracia do dia a dia e simplificando as relações”, diz Paulo de Alencastro Jr., cofundador e VP de relações com os investidores. Com o objetivo de se tornar uma bigtech brasileira e entrar para o mapa global da inovação, a companhia, atualmente presente em 800 negócios, aproveitou o ano para melhorar suas soluções e produtos. Também realizou aquisições estratégicas para poder entrar em novas áreas. É o caso da Vianuvem, startup de gestão de processos digitais para vendas de automóveis, e da CredDefense, empresa de soluções antifraude por meio de biometria facial. Para 2022, os planos da companhia, de acordo com Paulo, incluem potencializar os negócios por meio, principalmente, de investimentos em inovação e tecnologias proprietárias, pessoas e M&As (fusões e aquisições). Westwing Plataforma de casa, decoração e lifestyle, a Westwing realizou uma série de movimentos importantes neste ano. Tudo começou com a abertura de capital na B3, a bolsa de valores brasileira, em fevereiro. Na ocasião, a empresa levantou R$ 1,16 bilhão. Parte do valor, conta o CEO Andres Mutschler, tem sido usado para reforçar a estratégia de expansão, que é baseada em três pilares: negócio principal, mercado endereçável e marca própria. “Durante o ano, aumentamos nossos investimentos em marketing, logística e tecnologia. Também ampliamos as categorias de produtos, apostamos na abertura de lojas físicas (até o final de 2022, a ideia é ter 15 espalhadas pelo Brasil) e focamos a marca Westwing Collection, que já responde por 20% da venda total do negócio”, indica o executivo. Mais recentemente, a Westwing anunciou a aquisição da agência online Zarpo Viagens S.A. “Com esse movimento, continuamos nossa jornada de expansão de mercado endereçável, que nos permite conquistar novos clientes por meio das sinergias comerciais entre as plataformas. Isso também nos permite servir melhor nossa base de mais de 9 milhões de usuários cadastrados”, completa Andres.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=