Locaweb Edição 115

46 // capa / quem fez a diferença em2021 // revista locaweb @revistalocaweb Noah Scheffel Noah Scheffel é agente de transformação social, fundador e CEO da educaTRANSforma, iniciativa de treinamento gratuito e consultoria em empregabilidade para pessoas trans nas áreas de tecnologia e inovação. É, também, a primeira pessoa transgênera a ser um influenciador do LinkedIn. Bastante atuante, Noah é uma das vozes mais importantes do Brasil a respeito de diversidade e inclusão. “Esses temas se tornaram o propósito da minha vida e tenho, há alguns anos, estudado muito e me especializado cada dia mais. Transformei-me em referência por conseguir ocupar esse espaço de desconstrução de preconceitos por meio do diálogo”, conta. Apesar de o mundo ter migrado para o digital por conta da pandemia, e, segundo Noah, isso ter impactado a agenda de pautas sensíveis – já que o engajamento é maior no presencial –, 2021 tem sido um ano positivo para ele e sua área de atuação. “Estamos em um momento em que as empresas vêm sendo cada vez mais cobradas a implementar campanhas de ESG. As pessoas estão com maior consciência de que diversidade não se traduz apenas nos recortes ditos ‘minorizados’, mas em todos nós. Fico feliz de levar esses debates e diálogos a lugares onde, há alguns anos, não se imaginava que eles ocorreriam”, afirma. Multilaser Fundada em 1987, a Multilaser é uma das maiores fabricantes de produtos de consumo para o varejo brasileiro. A empresa é segmentada em 13 diferentes unidades de negócio e conta com mais de 5 mil produtos, distribuídos entre 21 marcas, além de parcerias com nove marcas internacionais – só neste ano, foram fechados negócios com Toshiba e Sony. Em julho, a companhia realizou seu IPO na B3, a bolsa de valores brasileira, captando aproximadamente R$ 1,9 bilhão. Segundo André Poroger, vice-presidente de produtos, a demanda superou em cerca de seis vezes a oferta, avaliando a companhia em pouco mais de R$ 9 bilhões. “Ficamos muito felizes com esse resultado. Levantamos um capital importante, que será usado nos nossos próprios negócios, para crescermos ainda mais, e tivemos a entrada de investidores importantes, inclusive alguns internacionais e que há tempos não apostavam em empresas brasileiras”, comemora. A Multilaser também entrou no mercado pet em 2021 com a aquisição da Expet, fabricante nacional de tapetes higiênicos. Além disso, acelerou sua expansão para a América do Sul, iniciando a venda de produtos no Chile, no Paraguai e na Bolívia, e lançou a marca Ultra, de notebooks. Mobly No ano em que celebra 10 anos de operação, a Mobly, plataforma online de venda de móveis e decoração, realizou uma série de movimentos importantes. O primeiro deles foi a abertura de capital na B3, a bolsa de valores brasileira, em fevereiro, quando captou R$ 812 milhões, com as ações precificadas em R$ 21. A partir daí, a empresa conseguiu tirar diversos planos do papel. “Fizemos, ao longo de 2021, investimentos em expansão e outras frentes. A maioria é de médio e longo prazos, mas já estamos vendo alguns resultados”, revela Mario Fernandes, cofundador da companhia. Uma das tendências que começa a aparecer, segundo o executivo, é a aceleração das lojas físicas por meio de três formatos: franquias, batizadas de Mobly Zip – a primeira unidade foi inaugurada em agosto, em São Paulo –, megastores (ganhou mais três operações este ano) e outlets (dois novos foram abertos). Além disso, a empresa investiu em logística, com os lançamentos de um hub em Belo Horizonte (MG) e de dois centros de distribuição, em Cajamar (SP) e em Recife (PE). De quebra, fortaleceu o time de tecnologia, somando agora 120 pessoas. Para os próximos meses, o planejamento inclui a expansão da marca própria de móveis e objetos de decoração.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=