Locaweb Edição 115
45 // capa / quem fez a diferença em2021 // revista locaweb Martha Gabriel Com 6 TEDs no currículo e mais de mil palestras realizadas no Brasil e no exterior, Martha Gabriel é uma das maiores referências na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. A sua lista de atividades é extensa: futurista, engenheira, especialista em marketing e design, escritora, professora e CEO da Martha Gabriel Consultoria. Nos últimos meses, ela ganhou ainda mais relevância, com o apoio do universo digital, ao se tornar voz ativa em assuntos atuais, como futuro do trabalho e habilidades priorizadas no pós-pandemia. Também entrou para o time de colunistas da "MIT Sloan Management Review Brasil", "MIT Technology Review Brasil" e "Exame Bússola" e promoveu o lançamento da Nifiti.io, startup de estratégias de NFTs. “Para nos mantermos relevantes e otimizar os nossos resultados, precisamos garantir que continuemos a fazer parte do sistema inteligente vigente ou emergente, e não dos que funcionavam apenas no passado. Isso é um desafio, especialmente no cenário atual, em que a tecnologia muda constantemente e requer que nós mudemos também contínua e rapidamente para afinar e garantir o aumento da inteligência do sistema”, avalia. Mercado Bitcoin O ano de 2021 foi marcado pelo surgimento de vários unicórnios brasileiros (startups avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão). O Mercado Bitcoin, maior plataforma de criptomoedas e ativos digitais da América Latina, foi um deles. O movimento aconteceu em julho, após um aporte de US$ 200 milhões do SoftBank. “Além de os investimentos nos darem fôlego financeiro para entregar mais produtos e melhores serviços aos nossos 3 milhões de clientes, a identificação como unicórnio reforça a confiança no nosso propósito de mudar a relação das pessoas com seu dinheiro e com seu patrimônio, algo que perseguimos desde a nossa fundação”, afirma Reinaldo Rabelo, CEO da empresa. Neste ano, o Mercado Bitcoin ainda passou a listar na sua plataforma os principais projetos mundiais em cripto, dando destaque aos tokens de DeFi (que permitem conexão com protocolos de finanças descentralizadas) e de utilidade para games (Axie Infinity) e esportes (Fan Tokens). Também seguiu inovando com a tokenização de direitos e ativos reais, como dívidas públicas e privadas, recebíveis, projetos imobiliários e até direitos de clubes de futebol. Minha Quitandinha A startup de minimercado autônomo Minha Quitandinha surgiu em 2020, em plena pandemia, buscando facilitar a vida de clientes, moradores, síndicos e colaboradores de condomínios. Com crescimento de 20% a cada mês, tanto em termos de receita como em número de lojas, tem como meta terminar o ano com 70 unidades e faturamento acima de R$ 1 milhão, chegando a R$ 5 milhões e 200 unidades em 2022. Guilherme Mauri, CEO da empresa, conta que, no início de 2021, foi adotado o licenciamento da marca, a fim de entregar maior segurança operacional aos empreendedores que tinham interesse em investir no setor. “Esse sistema nos dá maior capilaridade de crescimento, permitindo entregar o mesmo padrão de qualidade em diversas regiões”, diz. Outra novidade do Minha Quitandinha no ano foi o recebimento do primeiro aporte de investidores-anjo – o valor não foi revelado. “No ano que vem, lançaremos nosso novo sistema de automação de varejo. Também está nos planos aumentar o investimento em práticas ESG e acelerar projetos de logística reversa (conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda a produtos devolvidos) em nossas lojas”, adianta Guilherme.
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