Locaweb Edição 115

42 // capa / quem fez a diferença em2021 @revistalocaweb Karen Santos Auxiliar mulheres negras a se posicionar como protagonistas na criação da economia digital, conectando-as ao mercado de tecnologia com foco em UX, por meio de ações afirmativas de compartilhamento, acolhimento e empoderamento. Essa é a missão de Karen Santos, product designer, CEO da UX para Minas Pretas, mentora, coordenadora, desenvolvedora e atuante em iniciativas voltadas a design, tecnologia e pautas do movimento negro, como diversidade, equidade de gênero, raça e classe. “A UX para Minas Pretas surgiu em 2019, a partir da minha dor, de não me sentir representada nem incluída no mundo da tecnologia. A falta de diversidade foi a minha faísca, e, agora, me vejo como pólvora espalhada em todos os cantinhos do Brasil para acender o potencial de cada mulher negra que se conecta à nossa comunidade em busca de conhecimento e acolhimento”, conta. Com seu trabalho, a profissional já conquistou vários prêmios e reconhecimentos mundo afora, como a entrada na lista Forbes Under 30 de 2020. Em 2021, a comunidade da UX para Minas Pretas atingiu a marca de 1,5 mil mulheres registradas. Hoje, Karen lidera ações de empoderamento e articulação com uma rede que engaja mais de 25 mil pessoas. Kwai O Kwai, aplicativo voltado para a criação e compartilhamento de vídeos curtos, vem atuando fortemente para acelerar o seu crescimento no Brasil. E os resultados estão aparecendo. Para se ter uma ideia, em junho deste ano, a ferramenta alcançou mais de 34,7 milhões de usuários locais ativos na média mensal, de acordo com dados da App Annie. “O Brasil é uma das prioridades da empresa. Estamos em plena expansão e queremos ficar cada vez mais próximos das pessoas e fazer parte de seu dia a dia, inserindo o app na cultura do País”, diz Mariana Sensini, diretora da plataforma no Brasil. A executiva acrescenta que o mercado nacional é atraente não apenas pelo tamanho, mas também pela relação que a população tem com a internet e as redes sociais. Neste ano, muitos dos investimentos da plataforma foram focados em conteúdo, em especial nas áreas de esportes, entretenimento, música, comédia, conteúdos motivacionais e noticiosos. As principais novidades, porém, foram os lançamentos do Kwai for Business, que traz recursos e ferramentas para que empresas desenvolvam e insiram conteúdos patrocinados, e do livestream e-commerce, formato de vendas online que une transmissão em vídeo ao vivo a interatividade e comércio eletrônico.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=