Locaweb Edição 115
41 // capa / quem fez a diferença em2021 // revista locaweb Jovem Nerd Parceria dos amigos Alexandre Ottoni e Deive Pazos, o Jovem Nerd surgiu em 2002, inicialmente como um blog para falar sobre o lançamento do filme “Star Wars Episódio II – O Ataque dos Clones”. Com o tempo, o negócio cresceu e se tornou uma das maiores plataformas multimídia do País voltadas para o público nerd e geek. Com programas originais como NerdOffice, Nerdologia e NerdCast (o primeiro podcast nacional a ultrapassar a marca de um bilhão de downloads), o site foi comprado pelo Magalu, em abril de 2021, como parte da estratégia da gigante do varejo nacional de fortalecer o seu ecossistema digital e crescer nos mercados de publicidade online e serviços de tecnologia – o valor da transação não foi revelado. Além do site, o Jovem Nerd tem um canal no YouTube, com mais de 2,5 milhões de inscritos, e está presente em outras redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook), com mais de 4,4 milhões de seguidores somados. Hotmart Quando a pandemia começou, em março de 2020, muita gente aproveitou o período de reclusão para fazer cursos online, e uma das grandes beneficiadas desse movimento foi a Hotmart, empresa global de tecnologia, focada em produtos digitais e na chamada Creator Economy (Economia dos Criadores de Conteúdo). O bom desempenho registrado desde então rendeu ao negócio uma captação de R$ 735 milhões, anunciada em março de 2021. De quebra, garantiu a entrada no seleto grupo dos unicórnios (startups que atingiram valor de mercado de pelo menos US$ 1 bilhão). Esse montante, segundo Alexandre Abramo, diretor global de parcerias da Hotmart, tem sido usado em iniciativas de inovação em produtos, expansão internacional e fusões e aquisições. Atualmente, a plataforma já alcança mais 29 milhões de usuários, 420 mil produtos cadastrados e clientes em 100 países. “Estamos focados no crescimento orgânico nos locais onde atuamos e buscamos ferramentas e empresas que possam complementar nossas soluções. Também estamos de olho em novos mercados. A economia criadora está apenas começando, e podemos esperar mais inovação e disrupção nesse espaço nos próximos anos”, garante o executivo. Com cerca de 2,5 milhões de inscritos no YouTube, Gesiel Taveira é hoje um dos principais influenciadores de tecnologia do País. Não à toa, foi apontado pela Winnin, startup que mapeia a cultura nas redes com inteligência artificial, como um dos 100 destaques da internet em 2021 na categoria Top Creators (com até 5 milhões de seguidores). Além disso, Gesiel ficou na quarta colocação na edição deste ano do Prêmio iBest, que aponta as maiores iniciativas digitais brasileiras, e foi um dos finalistas do Prêmio Influency. me, o Oscar da influência digital – até o fechamento da revista, o nome do vencedor não havia sido divulgado. “O ano de 2021 tem sido de grandes conquistas, mas chegar até aqui não foi fácil. Comecei a postar no canal em março de 2012 e, por quase oito anos, tive que conciliar essa atividade com outra profissão, a de técnico em manutenção de celulares. Trabalhava na assistência durante o dia e gravava e editava os vídeos à noite”, recorda o youtuber. Foi apenas depois que decidiu se dedicar apenas à criação de conteúdo que o canal explodiu. E a tendência é que cresça ainda mais, já que, em 2022, o influenciador quer levar seu trabalho para outras plataformas e aumentar a equipe de especialistas em tecnologia. Gesiel Taveira
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=