Locaweb Edição 115
34 // capa / quem fez a diferença em2021 // revista locaweb @revistalocaweb Árvore A pandemia provocou uma revolução nas escolas. Isso porque, com a adoção das medidas de distanciamento social para combater a propagação da covid-19, elas se viram obrigadas a se digitalizar para seguirem provendo ensino aos alunos. Esse movimento teve impacto particular na Árvore, plataforma que tem como missão transformar o Brasil em um país leitor ao oferecer acesso a conteúdos de atualidades e mais de 35 mil livros. “Em 2021, multiplicamos por quase cinco vezes nosso crescimento, atingindo 1 milhão de alunos em mais de 3 mil escolas por todo o país”, comemora João Leal, CEO da empresa, acrescentando que, para o ano que vem, a expectativa é dobrar de tamanho. “O foco também é continuar melhorando a experiência de nossos alunos e professores e levar novas funcionalidades e soluções, a partir do relacionamento e do contato próximo com as escolas”, complementa o executivo. O reconhecimento do trabalho neste ano veio com o prêmio Meaningful Business 100, que celebra líderes e organizações que combinam lucro ao propósito de ajudar a alcançar as metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU). A Árvore foi uma das 100 empresas contempladas. Beatriz Santa Rita Natural de Curitiba (PR), Beatriz Santa Rita é especialista em diversidade e inclusão, CEO da Diverse Soluções – consultoria criada em 2017 com o propósito de transformar realidades de pessoas e empresas – e professora de pós-graduação em escolas de negócio. Neste ano, ela ganhou destaque no LinkedIn ao postar conteúdos sobre protagonismo e liderança inclusiva. “Acredito que essa repercussão deva-se ao fato de eu comunicar boas práticas. As pessoas têm muita necessidade de informação, de compartilhar trabalhos reais, e acabo fazendo reflexões e provocações genuínas, algo a que o mercado precisa estar atento”, avalia. Com os negócios indo de vento em popa – em outubro, sua consultoria já registrava crescimento de 200% na comparação com todo o ano de 2020 –, Beatriz planeja novidades para os próximos meses: customizar ainda mais as metodologias que emprega, para atender um número maior de empresas, aumentar a equipe, desenvolver novos treinamentos e montar uma frente de negócios focada em responsabilidade social. Bemobi Nascida no Brasil, mas com atuação global, a Bemobi, pioneira na distribuição e monetização de apps, jogos e serviços digitais, está presente em mais de 40 países, por meio de parcerias com 87 operadoras de telefonia. Atualmente, conta com mais de 62 milhões de clientes, em um mercado potencial de 2,4 bilhões de usuários móveis. A empresa registrou receita líquida de R$ 62 milhões no terceiro trimestre de 2021 e lucro líquido de R$ 18 milhões. Com objetivo de acelerar ainda mais o crescimento do negócio, estreou na B3, a bolsa de valores brasileira, em fevereiro. “Levantamos recursos líquidos superiores a R$ 1,09 bilhão, de forma a viabilizar a maximização de nossa estratégia de crescimento inorgânico, por meio de aquisições. Sempre miramos alvos em sinergia com nosso modelo já estabelecido de distribuição e cobrança”, conta Pedro Ripper, CEO da Bemobi. Na lista de aquisições pós-IPO estão a Tiaxa e a M4U. “Ambas as operações estão ajudando a criar uma plataforma digital mais completa, que deve acelerar o crescimento por meio de múltiplas oportunidades de cross-sell (venda de produtos ou serviços relacionados e complementares) e up-sell (estratégia que incentiva os clientes a adquirir uma versão mais sofisticada ou avançada do produto), além de abrir novos mercados endereçáveis”, completa o executivo.
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