Locaweb Edição 115

30 // feed / de olho em2022 // revista locaweb Storydoing DESCUBRA COMO ESSA ESTRATÉGIA TEM TUDO PARA FORTALECER A RELAÇÃO DA SUA LOJA COM O PÚBLICO-ALVO O storytelling, estratégia corporativa de construir uma narrativa para a empresa, já é bastante conhecido no mundo empreendedor. Quando ele sai do papel (ou dos posts das redes sociais) e é colocado em ação baseado em histórias e vivências reais, passa a ser chamado de storydoing. Esse conceito visa criar uma conexão real do consumidor com a marca, enquanto ela revela aquilo em que acredita e que defende. “Essas técnicas são simples, mas tão poderosas que, quando os pequenos e médios negócios as implementam em seu dia a dia, tudo muda”, diz Lella Rodrigues, especialista em produtividade e estrategista de negócios. Isso ocorre porque elas despertam nas pessoas uma sensação genuína de “eu não estou sozinho, eles me entendem”. Do ponto de vista estratégico, Lella destaca que a aplicação das técnicas impacta diretamente o esforço de vendas e o investimento em tráfego e propaganda que o empreendedor terá de realizar. “O público se sente parte da família e não vai querer consumir de outra empresa. Esse fato cria um ecossistema de pessoas fiéis à marca e suas defensoras no mercado e nas redes”, explica. “Quem somos” na prática O storydoing nada mais é que mostrar o verdadeiro “lifestyle” do negócio. Não adianta, por exemplo, dizer que está preocupado com meio ambiente, diversidade e causas sociais (que seria o storytelling), se você não mostrar aos atuais e potenciais clientes como tudo isso é concretizado. Um dos cases brasileiros que podem servir como referência de boa aplicação do conceito é o do banco Itaú. A companhia tem visão e propósitos baseados em pontos como ser sustentável e estimular a transformação das pessoas. Para colocar isso em prática, adota ações concretas, como a campanha Leia para uma Criança, o Espaço Itaú de Cinema e o Bike Itaú. De acordo com Lella, para 2022, o storydoing vai se posicionar como uma tendência forte para as empresas que querem diminuir seus Custos de Aquisição de Clientes (CAC) e aumentar outros resultados importantes, como o valuation do negócio. “A ferramenta será valiosíssima para qualquer marca, pois mostrará que ela não pensa apenas em vendas, mas também em como impactar positivamente a vida dos consumidores”, afirma. A ferramenta será valiosa para qualquer marca, pois mostrará que ela pensa não só em vendas, mas também em impactos positivos '' Lella Rodrigues , especialista em produtividade e estrategista de negócios

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