Locaweb Edição 115

29 // feed / de olho em2022 // revista locaweb Checklist O Google oferece algumas plataformas específicas para você testar seu site e conferir se ele está de acordo com as Core Web Vitals e outras exigências do buscador. Entre elas estão a Chrome User Experience Report (http://lwgo.to/1m4 ), a Google PageSpeed Insights (http://lwgo.to/1m5 ) e a Google Search Console (http://lwgo.to/1m6 ). Core Web Vitals ENTENDA POR QUE ADEQUAR SEU SITE ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DE SEO É FUNDAMENTAL PARA SE POSICIONAR BEM NO GOOGLE A s Core Web Vitals são as novas métricas usadas pelo Google para mensurar a experiência do usuário em sites e e-commerces. Elas avaliam a velocidade (Largest Contentful Paint ou LCP, métrica que mede quanto tempo leva do início do carregamento até a renderização do objeto mais pesado da página), a interatividade (First Input Delay ou FID, diretriz que avalia o tempo que o site leva para processar a primeira ação do usuário) e a estabilidade visual (Cumulative Layout Shift ou CLS, responsável por medir quantas mudanças visuais ocorrem durante o carregamento) das páginas, com o objetivo de ranqueá-las melhor ou pior no buscador. “Com a pluralidade dos conteúdos web compartilhados diariamente, avaliar as métricas e fazer mudanças necessárias para se adaptar é essencial para quem não quer despencar no ranking”, explica Eder Max, consultor do Sebrae-SP. Conforme o especialista, estar em desacordo com as novas diretrizes significa abrir mão de clientes simplesmente por não ser visualizado – já que o buscador dará prioridade às páginas adaptadas. De acordo com o próprio Google, quando um site segue à risca as métricas de Core Web Vitals, os usuários têm 24% menos chances de abandonar a página. Esse fato reflete diretamente na quantidade de pessoas que serão cooptadas pelo seu funil de vendas. “As páginas que não se enquadrarem nessas mudanças vão se tornar um deserto digital”, diz o consultor. Processo de adaptação Um dos principais desafios impostos pelas Core Web Vitals está relacionado ao tópico velocidade ou tempo de resposta. Hoje, existe uma série de ajustes que deve ser feita para melhorar esse aspecto no seu site. O mais básico deles é contratar um serviço de hospedagem não mais com uma mentalidade de custo, mas de investimento. Além disso, é fundamental tomar cuidado com conteúdos que tendem a deixar a página mais lenta, como imagens, vídeos e elementos de movimento. Otimizar e comprimir esse conteúdo, pré- carregar recursos importantes e configurar muito bem o cache é imprescindível para entregar uma maior fluidez. Segundo Eder, o Google ressalta que melhorar o tempo de carregamento da página em apenas 0,1 segundo pode aumentar as taxas de conversão em até 8%. Daí a importância de pensar além da beleza, garantindo que o site igualmente seja rápido e eficiente. “É fundamental, também, testar o carregamento em desktop e mobile (3G e 4G) e ter como parceiro um bom profissional de sites ou uma plataforma robusta, que entregue tudo de que você precisa”, diz o consultor do Sebrae-SP. As Core Web Vitals nasceram em 2020, mas são uma das principais tendências de SEO para 2022. Segundo o indicador SEO Index, da Neil Patel Brasil, 98% das empresas no País perderão tráfego por não estarem de acordo com as novas métricas. Essa, portanto, é uma excelente oportunidade para entender a demanda, se adaptar e sair na frente da concorrência. Melhorar o tempo de carregamento da página em apenas 0,1 segundo pode aumentar as taxas de conversão em até 8%, aponta Eder, do Sebrae-SP

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