Locaweb Edição 115
27 // feed / de olho em2022 // revista locaweb Para ficar de olho em 2022 F icar de olho nas tendências e antecipar- se aos movimentos do mercado figuram entre as principais características que todo bom empreendedor precisa desenvolver. Isso vai fazer com que você saia na frente da concorrência e esteja preparado para ser pioneiro – se não no seu setor, na sua região. Por isso, vale a pena adotar o hábito de traçar constantemente um panorama do que vem se sobressaindo ao redor do mundo e identificar o que vai se consolidar no curto prazo. Dentro desse cenário, é importante ter consciência de que as tendências digitais surgem e acompanham os hábitos e comportamentos do consumidor – que, por sua vez, são voláteis. Entender como as pessoas compram e o que esperam das marcas na internet é fundamental para estar por dentro do que vai se destacar no futuro. O mesmo vale para a capacidade de se manter atento ao que as gigantes dos mais variados ramos têm feito e adotado dentro e fora do Brasil, e como tecnologias antes nichadas, como Blockchain e criptoativos, têm ditado as novas regras do empreendedorismo. Ágil e dinâmico Dentro desse processo de consciência e posicionamento da marca frente aos consumidores, é preciso ter emmente que o funil de vendas clássico não só é o melhor cenário de conversão, mas também um dos mais difíceis de ser consolidados em larga escala. Prova disso é que ele fez surgir dinâmicas como a que o Google chama de Messy Middle. "Trata-se de um conceito que determina que os processos de decisão de compra não seguem um padrão de consumo igual. Pelo contrário: eles são complexos e confusos”, explica Bruno Oliveira, CMO da AdsPlay, especialista emmídia programática. O profissional destaca que esse ecossistema envolve uma série de gatilhos (como os anúncios e banners) que levam as pessoas a duas atividades principais, nas quais elas ficam indo e voltando quando desejam adquirir um produto ou contratar um serviço. A primeira delas é a exploração e envolve a análise das possibilidades do objeto de interesse – processo que pode, inclusive, levar o consumidor a se dissuadir da ideia de adquiri-lo e seguir para outro caminho. Já a segunda atividade, batizada de avaliação, ocorre no momento em que o cliente decide focar a compra (ou não) do item desejado. Essa dinâmica inclui, ainda, uma série de outras tendências que farão a pessoa ser influenciada em sua jornada de compra. Uma delas é a prova social, conceito no qual o consumidor confia na palavra de outros que já usam determinado produto ou serviço. É o caso dos reviews no Google, as cinco estrelas no Uber e a nota média de um hotel no Booking. Com todos esses dados, é preciso considerar ainda que o cliente está cada vez mais exigente quando o assunto é experiência de usuário em sites e e-commerces, sendo que esse é um dos pontos determinantes para a conversão. Na mesma proporção, em especial quando se fala nos millennials, há uma busca cada vez maior por novidades tecnológicas que tragam a sensação de comunidade e pertencimento. Dentre elas, para um futuro próximo, quatro tecnologias se destacam: NFTs, Core Web Vitals, storydoing e Google Shoploop. Agora, é hora de saber como cada uma delas pode te ajudar. CONHEÇA QUATRO TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS INOVADORAS QUE AJUDARÃO A DESENVOLVER NEGÓCIOS DIGITAIS NOS PRÓXIMOS MESES MARCELLA BLASS
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