Locaweb Edição 115
É um pouco estranho ainda precisarmos falar sobre isto, mas é necessário: a presença online é muito importante para o sucesso do seu negócio. Tudo hoje é encontrado na internet. A web faz parte da jornada de decisão e compra de quase todos. Com ela, você é encontrado mais facilmente, com sua vitrine exposta 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, passa maior credibilidade e cria, de modo mais rápido e personalizado, vínculos com seus clientes. A presença digital é a maneira como uma marca se posiciona e estabelece relações com o público. Ela pode ser dividida, para fins didáticos, em quatro pilares: posicionamento, que é como a marca será vista, suas crenças e valores; conteúdo, que consiste no que você produz e como se comunica com seu público, assim como a relevância dessa informação; relacionamento, que indica como a empresa interage com os consumidores, focando se existe um tom e uma linguagem-padrão (afinal, todo mundo tem o seu jeito de falar); e monitoramento, voltado para a análise de todos esses detalhes, a avaliação de resultados e o retorno do investimento – bem como a observação de como marcas concorrentes estão se comunicando online. Porém, a internet é muito grande e oferece uma imensa gama de opções para as empresas estarem presentes. Qual canal digital deve-se focar? Depende do perfil do público. Por isso, é preciso entender sua estratégia de ação em cada meio não de forma competitiva, mas como algo complementar, que se ajuda. Na internet, o que vale é a experiência do usuário. Por isso, encontre o que mais funciona para o que deseja oferecer. PRESENÇA ONLINE: OS QUATRO PILARES PARA AUMENTAR AS VENDAS A web faz parte da jornada de decisão e compra de quase todos As maiores empresas do mercado costumam operar em tudo: sites, lojas virtuais, blogs, redes sociais, e-mail marketing, SMS Marketing, podcast. E essa presença não precisa, necessariamente, de alto investimento. É possível começar um perfil em redes sociais gratuitamente e registrar um domínio e criar um site com menos de R$ 50. Para o negócio decolar, no entanto, não basta apenas criar, subir na rede e pronto. É preciso conversar com o público e criar conteúdo relevante. Dependendo da estratégia, é possível também investir em anúncios online, em plataformas como Google ou em mídias sociais. A partir daí, não é possível cravar uma data para o retorno. Cada estratégia conta com inúmeras variáveis. No caso de anúncios, por exemplo, após as configurações há o ciclo de aprendizagem da própria plataforma. Já com SEO estima-se que, entre quatro e seis meses, percebam- se os ganhos de tráfego. Por mais que pareça confuso ou difícil à primeira vista, não desista. É na internet que você vai ampliar a quantidade de potenciais clientes e oferecer a melhor experiência para todos. 18 // opinião // revista locaweb RAQUEL DALASTTI HEAD DE PRODUTOS DA LOCAWEB. raquel-caruso-dalastti-35975b13
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