Locaweb Edição 115

T emos, em nossa memória, questões a que normalmente nos referimos como “a pergunta que não quer calar”. Uma delas, veiculada há algum tempo, mas que segue sendo repetida, é: “Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”. Esse questionamento ressaltado por uma campanha publicitária de larga escala foi o motor que alavancou as vendas do produto, na década de 1980. Na atualidade, outra pergunta, aparentemente sem resposta, tem sido posta, desta vez, no campo da logística: “por que a Amazon consegue fazer entregas tão rápidas?” A questão, contudo, é apenas aparentemente sem resposta. Em uma análise mais detalhada, envolvendo o conhecimento da empresa e de seu posicionamento no mercado, pode-se chegar a algumas conclusões. Como um dos grandes pontos de estrangulamento nas vendas do varejo situa-se no processo de entrega, é para esse problema que devem convergir todos os esforços da equipe de logística. Isso porque um serviço de alta qualidade e bastante eficiente quanto a cumprimento dos prazos e integridade das encomendas é essencial para a fidelização dos clientes. A Amazon alcança isso por meio da criação de centros logísticos que concentram o recebimento e armazenamento dos produtos de seus parceiros no marketplace. Dessa forma, o gerenciamento do processo de distribuição fica centralizado. O fato de a mercadoria já estar disponível no centro de logística confere maior agilidade à entrega. Afinal, isso elimina o tempo que seria dispendido entre a retirada do produto no parceiro e a chegada aos depósitos da companhia para a redistribuição. O posicionamento dos centros de distribuição em localidades estratégicas também contribui para a redução no prazo de entrega. Afinal de contas, É PARA O PROCESSO DE ENTREGA QUE DEVEM CONVERGIR TODOS OS ESFORÇOS DA EQUIPE DE LOGÍSTICA Por que a Amazon consegue fazer entregas tão rápidas? eles oferecem diferentes modais de transporte, diminuindo a distância entre o depósito e a casa do consumidor. Essa forma de distribuição foi definida pela empresa pelo seu programa FBA ((Fulfillment By Amazon), que poderíamos traduzir como “Satisfação Garantida pela Amazon”. Esse programa foi bem-aceito pelos parceiros brasileiros, conforme relato de Alex Szapiro, ex-country manager da Amazon no Brasil. De acordo com o executivo, os empresários relataram que a iniciativa os ajuda a economizar em várias frentes, como tempo, dinheiro e envolvimento de funcionários no setor de empacotamento e remessa dos produtos. Assim, podem se dedicar a outros aspectos, como expansão dos negócios, redução de custos, e pesquisas para ampliar a diversificação de mercadorias. O impacto dessa filosofia de vendas se reflete, consequentemente, na possibilidade de seleção de uma ampla gama de produtos dentro da Amazon. Isso oportuniza o oferecimento de frete grátis aos clientes em compras acima de determinado valor. Some-se, a todas essas condições, a existência de convênios de exclusividade com algumas transportadoras, que já têm rotas predefinidas e calculadas. Então, conseguiu entender como a Amazon faz entregas tão rápidas? 16 // opinião // revista locaweb ALESSANDRA DE PAULA COORDENADORA DOS CURSOS DE LOGÍSTICA E E-COMMERCE E SISTEMAS LOGÍSTICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER. alessandra-de-paula-bb6a6620/

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