Locaweb Edição 114
55 // essencial / landing page // revista locaweb “Não adianta ter uma landing page que confunda o consumidor na hora que ele for preencher seus dados em um formulário. Também é preciso evitar a tentação de vender todos os produtos da empresa de uma só vez”, diz Lettieri da Costa, que também atua na coordenação dos cursos EAD de Tecnologia em Defesa Cibernética e Tecnologia em Segurança da Informação do Centro Universitário Senac. As páginas também devem ser intuitivas. “Se você se propõe a entregar um material na landing page, ele deve ser fácil de ser encontrado pelo usuário. Além disso, o conteúdo tem que gerar algum valor e ser agradável”, comenta Ricotta. É importante ainda que as landing pages sempre tenham informações como título chamativo, apresentação da oferta em questão, descrições breves e as chamadas calls to action – frases curtas e diretas com o objetivo de direcionar o visitante para uma página de venda, para o download de um material exclusivo ou até para um meio de contato direto com a companhia. Sem excessos, as páginas também podem trazer fotos que representem bem a empresa e seus produtos. Navegaçãomobile e desenvolvimento Assim como os próprios sites das empresas, as landing pages Fábio Lettieri da Costa, do Senac, aponta que as páginas do gênero devem ser simples, com poucas informações, para gerar mais resultados Veja aqui mais detalhes sobre como gerar leads: Carregar rapidamente e ter layout adaptado para o mobile fazem a diferença na hora de colher os resultados, segundo Fabio Ricotta, da Agência Mestre precisam ser projetadas com base em diferentes tipos de navegação. Quem acessa a página pelo celular, por exemplo, precisa ter uma experiência tão boa quanto a de quem usa o navegador em um desktop. “Esse é um item crucial, pois mais de 50% dos acessos de sites já são feitos por meio dos smartphones”, destaca Ricotta. O especialista explica que também é preciso ficar atento ao tempo de carregamento da landing page. “Ela não pode ser lenta. Se for, o usuário tende a procurar outra opção. Nessa linha, ferramentas como Google Lighthouse ou WebPageTest.org são úteis, uma vez que ajudam a identificar o que pode estar fazendo a página carregar mais devagar”, conta. Quando a peça estiver pronta, verifique também se ela está representando de forma efetiva sua marca. Manter o padrão de cores e fontes usado em seu material de marketing ajuda a passar a mensagem e reforça o relacionamento de confiança com o cliente.
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