Locaweb Edição 114
53 // reportagem / podcasts Respeite seu perfil Não é todo mundo que se sente à vontade para apresentar um podcast, mesmo que seja a respeito de temas que domine e envolva sua própria empresa. O ideal é que haja uma voz para a mídia, mas ela não precisa ser a sua, necessariamente. Para os pequenos e médios empreendedores mais inibidos, a dica é fazer testes de gravação e apresentá-los a amigos e parentes. Tente isso após escutar podcasts dos mais variados assuntos. Veja o que soa mais interessante para o seu ouvido e observe como as empresas, pequenas ou grandes, se posicionam nesse tipo de mídia. A partir daí, explore sua própria personalidade ou a da marca para criar conteúdos relevantes ao público. Aos poucos, é comum se soltar ao microfone. Caso ainda assim não se sinta confiante, experimente treinar algum funcionário ou colaborador. Essa é a melhor maneira de seguir adiante com o projeto sem gerar altos custos. E você ainda pode participar da produção dos programas. De acordo com Juliana, do Sebrae-SP, o ideal é falar com coerência sobre os próprios produtos, evitando encher os ouvintes de propaganda projeto praticamente sem custos. “Muitos celulares hoje em dia têm microfones bons e omnidirecionais. Isso significa que eles captam todo o barulho do ambiente. Portanto, se a pessoa estiver em um espaço com muitos ruídos, a qualidade não será boa, mas se ela for para um local mais isolado, é possível gerar ótimos áudios”, explica. “Experimente gravar dentro do carro, na garagem, e você vai se surpreender”, indica. O empreendedor tem ainda à disposição uma série de ferramentas gratuitas para cumprir as etapas de produção, edição e publicação de um podcast. Um dos aplicativos mais usados nesse sentido é o Anchor, disponível nas lojas da Apple e do Google. “É possível começar com autoridade recorrendo a plataformas mais simples. Depois, dá para aperfeiçoar os recursos com o uso de equipamentos e ferramentas mais profissionais, gastando entre R$ 3,5 mil e R$ 5,5 mil por ano”, afirma Marcela. “Nessa conta estão considerados domínio, hospedagem e estúdio de captação online. Há também os custos de edição, que variam de acordo com o formato, a duração e a periodicidade do programa”, completa a professora da Aberje. O retorno desse investimento pode chegar aos PMEs de diferentes maneiras positivas. “Há benefícios óbvios, como engajamento com a audiência, visibilidade e referência no segmento, além de mídia espontânea, das reportagens, dos convites para outros podcasts, das palestras e, dependendo do tipo de ligação com outras plataformas, da maior visualização em outras redes (em um canal no YouTube, por exemplo)”, comenta Juliana, do Sebrae-SP. Ao unir todos esses fatores, é possível aproveitar o melhor que esse universo tem a oferecer às empresas e fortalecer ainda mais a venda de produtos e serviços.
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