Locaweb Edição 114

52 // reportagem / podcasts // revista locaweb @revistalocaweb temas como treinos para quem quer ganhar massa muscular e dicas de alimentação pode ser uma boa opção. Para as PMEs, isso tudo pode ser apresentado como um bate-papo, algo que costuma ser bem aceito pelos fãs de podcasts. Como um especialista no assunto, você mesmo pode preparar entrevistas com convidados e outros especialistas e se consolidar cada vez mais como uma autoridade de confiança em determinado tema. “Não há impeditivo a falar a respeito de produtos e serviços da empresa, mas é preciso ter coerência. A maioria dos podcasters destina um pequeno espaço no episódio para abordar suas ações variadas em outras frentes. O que não indicamos é a criação de um podcast exclusivamente para propaganda própria”, destaca Juliana Segallio, consultora de negócios e marketing do Sebrae-SP. O importante é sempre trabalhar com divulgações de formas sutis. A loja de suplementos, por exemplo, pode separar um espaço especial no programa para oferecer um cupom de desconto exclusivo aos ouvintes ou fazer uma chamada convidando as pessoas a acessar seu e-commerce. Além disso, é possível citar um produto específico de seu catálogo (que tenha a ver com o tema central do conteúdo) e destacar seus principais diferenciais. Investimentos e retornos Montar a estratégia requer planejamento e tempo, mas o que costuma afugentar os PMEs da ideia de criar um podcast próprio é a concepção de que o processo é caro. Felizmente, porém, isso deixou de ser verdade há algum tempo. De acordo com Danilo Medeiros, empreendedor, produtor multimídia e um dos primeiro podcasters do Brasil, ter um celular e um lugar silencioso para gravar é o suficiente para iniciar o Um dos primeiros podcasters brasileiros, Danilo recomenda usar o próprio smartphone em um ambiente silencioso para fazer as gravações

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=