Locaweb Edição 114
51 // reportagem / podcasts // revista locaweb vem acontecendo de três anos para cá. Com o amadurecimento do mercado, surgiram recursos mais em conta para gerar áudio de qualidade, com uma estrutura adequada e mediante pesquisas que mostram o que os consumidores de determinada marca gostariam de ouvir”, ressalta. Estruture a ideia Marcela Leon, professora na Escola Aberje de Comunicação, criadora, produtora e apresentadora do podcast Baseado em Fatos Surreais, indica que o PME deve ter como ponto de partida o objetivo que deseja alcançar com a estratégia. “Também é preciso conhecer muito bem sua função e seu público antes de ir ao ar”, afirma. Para quem já produz conteúdo para outros canais e meios de comunicação, vale ter em mente que esse material pode ser fortalecido ou ampliado pelo podcast. “Em geral, o tempo que as pessoas têm para consumir algo é reduzido. Portanto, seja seletivo e, ao menos no início, use aquilo que você já sabe que tem relevância para seu público”, diz Leo. “Assim, você gasta menos e engaja mais, motivando os ouvintes a querer acessar o próximo episódio”, completa. Depois de estabelecer o objetivo e o conteúdo, o formato do podcast surge como uma das decisões mais importantes do projeto. “Ele não precisa estar, necessariamente, conectado diretamente a seu negócio. Pode ser algo que contribua para a qualidade de vida ou que amplie a visão do público. Indiretamente, isso vai acabar fortalecendo o relacionamento das pessoas com a empresa”, explica Leo. Um e-commerce que venda suplementos alimentares para quem pratica atividades físicas, por exemplo, pode pensar em pautas que ofereçam conteúdos de valor para quem usa esses tipos de produtos. Nesse caso, elaborar programas sobre Marcela, da Aberje, ressalta a importância de conhecer bem a função do podcast e sua ligação com o público antes de ir ao ar Outra forma de investir em podcasts Quem não se sente preparado para investir em uma produção própria não precisa perder a oportunidade de trabalhar sua marca no mundo dos podcasts. “Fazer anúncios em programas estruturados que já existem vale a pena para muitas PMEs. Com base em levantamentos e nas três últimas edições da "PodPesquisa", podemos dizer que cerca de 70% das pessoas que acessam esse tipo de mídia já consumiram algum produto ou serviço anunciado em um programa”, destaca Leo Lopes, radialista, locutor e criador da Rádiofobia Podcast e Multimídia. O profissional conta que, ao investir em podcasts, o pequeno ou médio empresário atinge o público de um canal que já tem uma audiência semanal consolidada – algo que leva tempo para se construir. É possível explorar essa possibilidade de várias maneiras, desde spots publicitários, anúncios testemunhais e menções à marca até programas patrocinados que abordem um tema escolhido pela empresa. Os valores variam de acordo com a audiência e o formato, mas imersões de 15 segundos, por exemplo, podem ser encontradas a partir de R$ 100 para cada mil ouvintes do programa.
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