Locaweb Edição 114

50 // reportagem / podcasts // revista locaweb @revistalocaweb Com as grandes companhias como referência, o fato é que pequenos e médios empreendedores também podem aproveitar os benefícios dos podcasts para turbinar seus negócios. Ao fazer investimentos relativamente baixos, é possível estruturar programas interessantes para engajar o público, consolidar a empresa como uma autoridade em determinado assunto e, consequentemente, gerar mais vendas. Cenário favorável Em alta desde 2017, o formato de programas de áudio vem se consolidando cada vez mais no País. Segundo a "PodPesquisa Produtor 2020/2021", realizada pela Associação Brasileira de Podcasters, cerca de 34,6 milhões de pessoas escutam podcasts com certa regularidade. É importante destacar que muitas delas começaram a consumir esse tipo de mídia durante a pandemia de covid-19 – de acordo com a Deezer, 43% dos brasileiros entraram em contato pela primeira vez com esse tipo de mídia durante o período de isolamento social. Leo Lopes, radialista, locutor e criador da Rádiofobia Podcast e Multimídia, conta que muitas marcas começaram a dar maior atenção aos podcasts após a crise da covid-19. “No começo, tivemos o boom das lives, que depois deram uma caída. A partir daí, muitas empresas pegaram parte dos investimentos destinados a eventos ou ações físicas e transferiram isso para podcasts”, destaca. Apesar de terem menos verba disponível para marketing, pequenas e médias companhias são capazes de surfar essa onda e criar podcasts de qualidade com ótimos resultados. Para Leo, uma das grandes vantagens desse tipo de marketing é que, atualmente, os empreendedores conseguem se planejar com muito mais assertividade. “A profissionalização do podcast Com o amadurecimento do mercado, surgiram recursos mais em conta para gerar áudio de qualidade e estrutura adequada '' Leo Lopes , radialista, locutor e criador da Rádiofobia Podcast e Multimídia

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