Locaweb Edição 114
44 // reportagem / e-commercemaduro // revista locaweb @revistalocaweb R$ 7,7 bilhões. Trata-se de um aumento bastante expressivo se comparado aos R$ 4,6 bilhões do ano anterior. Além disso, 62% dos maiores de 55 anos acreditam que a pandemia da covid-19 colaborou para sua melhor aderência à tecnologia. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. O fato é que as pessoas maduras têm, por essência, o desejo de manter a autonomia. Com isso, elas vêm se adaptando cada vez mais e superando limitações para adotar os serviços online essenciais. O uso do smartphone para se comunicar durante a fase de distanciamento social, por exemplo, contribuiu bastante para trazer maior intimidade a quem tinha menor contato com a tecnologia. A imposição de permanecer em casa se transformou em coragem para explorar outras possibilidades de interação na internet. “Agora, os clientes mais resistentes e que realizaram sua primeira compra online com sucesso já colocam o comércio eletrônico no mesmo patamar das lojas físicas, quando pensam em adquirir algo”, afirma Jônatas Cardoso, líder de atendimento na Dooca Commerce. O relatório "Pace Pulse Brasil", criado a partir de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos com duas mil pessoas no País, mostra ainda que os Baby Boomers – geração com idades entre 57 e 76 anos – pretendem continuar a comprar online após a pandemia. Pedro Guasti, um dos fundadores da Ebit e head de expansão internacional da Nubimetrics, destaca que houve uma grande aceleração dos setores de e-commerce e marketplaces no período. “Isso ocorreu, em parte, por conta desse consumidor que passou por um grande amadurecimento e já vê a compra virtual como principal aliada para otimizar seu dia a dia”, afirma. Para o público maduro, em especial, é determinante responder de forma detalhada todas as dúvidas e ajudá-lo na jornada de compra '' Pedro Guasti , head de expansão internacional da Nubimetrics
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