Locaweb Edição 114

34 // capa / o poder da interação // revista locaweb @revistalocaweb Para não perder vendas, a chave é investir em uma estratégia robusta de interação. Aqui, é importante abranger os diversos meios de contato que os clientes usam hoje, que vão do clássico telefone até o queridinho WhatsApp. É válido destacar que isso é uma realidade para todos os tipos de empresas, mas são as pequenas e médias que largam em vantagem nesse sentido, justamente por terem mais chances de criar laços. Cliente 24x7 O estabelecimento de uma comunicação eficaz diante dos desejos do novo consumidor está fincado, atualmente, em três pilares. O primeiro deles é o imediatismo. Serviços como Amazon, Netflix e Uber elevaram a régua da experiência. Determinadas esperas de uma hora ou mais para respostas, antes toleráveis, caíram para a casa dos minutos. “A tecnologia embarcada nos novos negócios desperta a necessidade de velocidade. O cliente se tornou ansioso e deseja que suas dúvidas sejam resolvidas o mais rapidamente possível. Do contrário, procura outra opção”, explica Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, solução de atendimento digital. Cada vez mais exigentes em relação ao tempo de retorno, 38% dos consumidores afirmam que o ideal é receber resposta via redes sociais, por exemplo, em no máximo 10 minutos. De acordo com a “CX Trends 2021”, o mesmo período é estimado por consumidores quando o contato é feito por chat (68%), telefone (64%) e aplicativos de mensagens (53%). Apenas o e-mail tem uma tolerância maior, com respostas dentro de uma hora aceitáveis para ao menos 28% dos brasileiros. Outro ponto que mudou no comportamento de quem faz uma compra é que a tecnologia ajudou a criar o cliente 24x7. A digitalização dos negócios vem levando as pessoas a consumir Empresas de qualquer porte podem facilitar o trabalho de relacionamento com os clientes ao apostar em tecnologias de apoio à comunicação '' Rodrigo Ricco , CEO da Octadesk

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