Locaweb Edição 114
29 // feed / ESG // revista locaweb Environmental, Social & Governance N os últimos anos, as questões socioambientais vêm se mantendo no centro das atenções. No universo corporativo, em especial, o conjunto de critérios Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – ou ESG, na sigla em inglês – tem sido debatido como nunca. Diante do novo comportamento do consumidor, intensificado com a pandemia de covid-19, os tópicos responsabilidade social e sustentabilidade se transformaram em características tão importantes quanto ou mais que os preços dos produtos ou serviços, na hora de atrair clientes. Para se enquadrar nessa realidade, é preciso compreender a fundo o que é ESG, saber em que pé ele está no Brasil e no mundo e atuar de forma consistente em torno do assunto, independentemente do tamanho de sua empresa. Tudo deve partir do princípio de que as boas práticas por trás do conceito passam pela avaliação de aspectos ambientais, sociais e de governança, em qualquer tomada de decisão durante um processo empresarial. E isso vale não apenas para a maneira com que o empreendedor atua internamente, mas também para toda a cadeia produtiva que envolve o negócio. Como surgiu o ESG O termo ESG apareceu pela primeira vez em uma publicação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em parceria com o Banco Mundial, o relatório Para Nelmara, da KPMG, as PMEs que quiserem sobreviver devem se aprofundar cada vez mais em ESG e realizar ações concretas em torno do tema ENTENDA OS CONCEITOS DA AGENDA ESG E POR QUE SUAS DIRETRIZES SÃO FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DE NEGÓCIOS DE QUALQUER PORTE MARCELLA BLASS
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=