Locaweb Edição 114
26 // memória / tiktok // revista locaweb Como tudo começou A história do TikTok começou muito antes de o app chegar aos celulares espalhados por cinco continentes. Em 2012, o engenheiro de software Zhang Yiming fundou a startup ByteDance, em Pequim, na China. À época, a empresa lançou duas soluções: o agregador de notícias Toutiao e o app de piadas Neihan Duanzi. O primeiro foi um sucesso e caiu no gosto dos chineses. Já o segundo não foi para a frente e acabou descontinuado em 2018. Em 2016, a companhia divulgou a primeira versão do produto que um dia viria a se chamar TikTok. Batizado de Douyin, o app de compartilhamento de vídeos curtos foi pensado especificamente para usuários do mercado asiático. No ano seguinte, a empresa decidiu expandir o conceito do Douyin para países fora da Ásia, nos quais o software ganhou o nome de TikTok. O app começou a se popularizar entre o público ocidental em 2018, quando a startup comprou o Musical.ly, plataforma de vídeos curtos na qual os usuários publicavam dublagens de músicas, e o incorporou ao TikTok. No mesmo ano, a ByteDance se transformou na startup mais valiosa do mundo, alcançando US$ 75 bilhões em avaliação de mercado, segundo a Bloomberg. Com isso, superou a Uber, que ocupava a liderança na época com preço estimado em US$ 72 bilhões. A companhia chinesa segue no topo do ranking e é avaliada em aproximadamente US$ 140 bilhões, de acordo com a empresa de análises CB Insights. Desde então, o TikTok seguiu se destacando como uma plataforma poderosa para criadores de conteúdo, empreendedores e artistas. Em 2019, por exemplo, o rapper Lil Nas X emplacou seu maior hit com a ajuda do app. O resultado foi estrondoso, e a canção "Old Town Road" chegou ao topo da cobiçada lista Billboard Hot 100. O que vem por aí Nos últimos anos, o TikTok incorporou uma série de atualizações em sua plataforma. Em 2021, por exemplo, o tempo máximo dos vídeos foi ampliado de 60 segundos para até três minutos. O sucesso do app também chamou atenção de grandes empresas, que passaram a anunciar seus produtos e serviços dentro do software. Agora, as PMEs também encontram espaço na mídia, uma vez que podem divulgar ofertas e se comunicar com o público com baixo investimento. Para melhorar essa relação, a ideia do TikTok é aprimorar a experiência dos usuários, oferecendo recursos que podem ser importantes para os negócios. “Estamos empolgados com as oportunidades que temos pela frente. Trabalhamos em colaboração com criadores e parceiros para criar uma comunidade abrangente. Nossas equipes continuarão lançando aplicações que reflitam as necessidades dos usuários e fomentem a criação de conteúdo de qualidade”, finaliza Ronaldo. De acordo com Ronaldo, em breve serão lançadas novas aplicações para atender algumas necessidades dos usuários e fomentar a criação de conteúdo qualitativo Sucesso no Brasil O TikTok foi lançado no Brasil em 2018 e, atualmente, conta com ótima receptividade de público. “Estamos entusiasmados com o forte engajamento dos usuários brasileiros. A tendência é continuarmos crescendo no País”, conta Ronaldo Marques, gerente de parcerias de conteúdo do TikTok no Brasil. O especialista destaca que, embora a plataforma seja global, a empresa está comprometida em construir uma experiência local cada vez mais personalizada. “Estamos apostando em uma estratégia de localização aprimorada, na qual incentivaremos cada vez mais os usuários a criar conteúdos relevantes para sua cultura e tendências regionais”, comenta. De acordo com o profissional, isso deve favorecer ainda mais a presença das empresas na plataforma.
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