Locaweb Edição 114
O s investimentos em tecnologia e automação de processos aumentaram substancialmente durante a pandemia de covid-19. Uma pesquisa global divulgada no início do ano pela KPMG mostrou que 71% das companhias brasileiras aceleraram suas estratégias de transformação digital por causa da crise sanitária. Enquanto isso, 67% aumentaram seus orçamentos com essa finalidade em vista, de forma significativa ou moderada. Isso demonstra o quanto a alta liderança está consciente da relevância da transformação digital. No entanto, essa revolução não tem gerado todos os resultados esperados, uma vez que sua implementação é mais árdua do que parece. Esse cenário deu vida a um sentimento de desilusão e levou algumas empresas a desistir de evoluir seus modelos e a não manter o foco na execução das mudanças necessárias. Não existe, entretanto, a possibilidade de desistência ou desaceleração dessa tendência. Algumas corporações não têm atentado ao fato de que a verdadeira revolução não pode depender apenas de processos e da digitalização. Conceitualmente, isso é apenas aplicar tecnologia para a execução de uma atividade. E esse tem sido o principal foco da maioria das empresas. O fato, porém, é que a transformação digital vai além. Ela “se aproveita” da tecnologia para que os processos internos sejam mais dinâmicos, automatizados e digitalizados. Dessa forma, eles aceleram e facilitam a adaptação da empresa a um mercado altamente competitivo e absurdamente volátil. Por isso, é preciso envolver os colaboradores e clientes como protagonistas nas organizações. Essa A DIFERENÇA ENTRE DIGITALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS EMPRESAS É preciso envolver os colaboradores e clientes como protagonistas nas organizações é a diferença entre digitalização e transformação digital. Veja só: um processo pode ser digitalizado, mas não necessariamente transformado. Uma mudança para valer passa pelo impacto nas pessoas. Mas, se parece ser tão simples assim, por que o conceito ainda gera frustração e continua sendo complexo no dia a dia dos executivos? Segundo pesquisa da Futurum Research, elaborada no final de 2020, 94% dos funcionários querem se envolver mais na transformação digital, enquanto 44% deles dizem não saber como ajudar. Isso mostra que a maioria das pessoas percebe que é preciso se adaptar, mas não sabe como se envolver. Dentro desse cenário, uma das principais causas da dificuldade de colocar em prática a transformação digital é a centralização das iniciativas na liderança. É imperativo que todos participem, tanto dentro quanto fora da organização. Assim, as pessoas deixarão de ser clientes e colaboradoras para ser fãs da empresa, dos produtos e serviços. Esse é o diferencial das companhias que estão crescendo exponencialmente e sobreviverão aos tempos conturbados e voláteis que vivemos – e ainda enfrentaremos nos próximos anos. 18 // opinião // revista locaweb CARLOS BAPTISTA DIRETOR DA A&B CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO. carlos-m-baptista
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