Locaweb Edição 114
12 // entrevista // revista locaweb Você está há 11 anos no Google. Nesse período, quais lições você aprendeu profissionalmente que, hoje, podem ser úteis a quem tem uma PME? Acredito que quatro ensinamentos se destacam. O primeiro é ter sempre pessoas melhores que você no time. Isso se conecta diretamente à importância de apostar na diversidade de talentos e de promover a inovação. O segundo é focar mais as fortalezas das pessoas do que as áreas de desenvolvimento. Os colaboradores chegam a resultados de formas diferentes, e saber aproveitar isso maximiza os resultados. Uma terceira lição é liderar pela autoridade conquistada e pela influência. Quem usa apenas poder não se sustenta e afasta talentos. Fora isso, aprendi que é preciso administrar corretamente a comunicação com o time. Em meio a tantos desafios e oportunidades, é essencial ter claro quais esforços vão gerar mais impactos e, portanto, devem ser tratados de forma prioritária. De que forma a tecnologia contribui para colocar esses ensinamentos em prática? Os quatro aprendizados estão muito mais relacionados a habilidades interpessoais do que a capacitação técnica. É aí que eu vejo a relação entre pessoas e tecnologia mudando. Esta última traz um avanço exponencial para a realização de tarefas complexas, mas não consegue replicar a conexão entre as pessoas. Sem que esses caminhos se encontrem, não há motivação para realizar objetivos maiores em comum. A pandemia tornou o mundo mais digital. De que forma isso impactou o Google e a relação das PMEs com a tecnologia? O impacto foi grande para as pequenas e médias empresas, especialmente em países como o Brasil. Os negócios menores foram os primeiros parceiros do Google, e, por isso, nos preocupamos em ter certeza de que eles obtivessem os recursos necessários para enfrentar este período de incerteza. Nosso foco tem sido estar próximos dos nossos clientes para ajudá-los a ajustar suas estratégias ao longo do tempo, além de investir em iniciativas diversas, que incluem suporte financeiro e treinamento. Em março de 2020, por exemplo, oferecemos US$ 340 milhões em créditos no serviço de publicidade Google Ads. O valor estava disponível a todos os pequenos negócios com contas ativas no último ano. Essa iniciativa ajudou companhias a fazer campanhas e manter contato com seus clientes durante o período de distanciamento social. Na prática, o que as empresas querem é melhorar sua presença na internet? Como o Google pode ajudar nesse sentido? O principal erro dos empreendedores é não gerenciar as informações da empresa que aparecem na internet. O primeiro passo para fazer isso é verificar o perfil da companhia no Google. A partir daí, o empreendedor deve atualizar, constantemente, informações como horários de funcionamento, contato e opções de entrega. Além disso, é preciso responder dúvidas e até mesmo compartilhar fotos e promoções com seus clientes, de forma simples e rápida. O investimento em uma cultura organizacional diferenciada, como a do Google, também pode gerar impactos positivos nesse sentido? O Google é uma empresa de pessoas curiosas, talentosas e apaixonadas, que constroem produtos no sentido de criar oportunidades para todos, em todo o mundo. O jeito de pensar da companhia tem sido fundamental para impulsionar a inovação. Sem uma cultura forte, as pessoas trabalham sem inspiração, colaboração, paixão e diversão, o que acaba impactando o produto final. O Google é conhecido por proporcionar um ambiente informal e colaborativo de trabalho. Por outro lado, há o estímulo à criatividade, à agilidade nas entregas e à atenção à experiência do cliente. Você acredita que esse tipo de ambiente pode ser aplicado com sucesso a PMEs? Sim, e não só às startups. A questão da informalidade depende da natureza do negócio, mas a cultura da empresa revela muitos outros fatores, como a agilidade, a aproximação com o cliente, a mobilidade e a conectividade. Todos esses aspectos ganharam ainda mais importância diante da transformação digital que estamos vivendo. Quais outras dicas você gostaria de deixar para os líderes de pequenos e médios negócios brasileiros? Dar atenção à presença digital da sua empresa. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google e pela Kantar, 95% dos consumidores pesquisam online antes de escolher produtos e serviços. Antes da pandemia, 96% daqueles consumidores que pretendiam ir até uma loja física para fazer uma compra já tinham realizado alguma pesquisa sobre o produto no ambiente online. Esse mesmo levantamento demonstra que apenas nos primeiros seis meses de pandemia, 10,2 milhões de novos consumidores digitais surgiram no Brasil. Por isso, destaco a importância de estar presente quando alguém pesquisa localmente seu negócio. Cerca de 75% das pessoas encontram empresas nas proximidades a partir de pesquisas na web. Portanto, até mesmo para fazer uma venda presencial, é fundamental aparecer bem no ambiente digital. A maioria das pessoas encontra empresas nos arredores a partir de pesquisas na web. Por isso, até mesmo para fazer uma venda presencial é preciso aparecer bem no ambiente digital ''
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