Locaweb Edição 113

51 // reportagem / social commerce // revista locaweb e divulgar produtos, seja com posts específicos, seja por meio de soluções de encaminhamento para a loja virtual. Por isso, o primeiro passo para estruturar um bom trabalho de social commerce é definir as plataformas que serão usadas pela empresa. Para Diego Santana, especialista em anúncios para e-commerce e vencedor do prêmio "Melhor Profissional de Marketing Digital de 2020" concedido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o Instagram é, atualmente, uma das melhores opções para os PMEs que queiram dar início a ou intensificar práticas de social commerce. Assim como o Facebook (que também é um dos caminhos mais indicados), a plataforma está consolidada no mercado brasileiro e traz bons recursos interativos. O mesmo vale para o WhatsApp, que se tornou um grande aliado das lojas online, sobretudo no que se refere a atendimento. YouTube e outras redes de vídeos também podem ser boas opções, mas nesse caso o investimento tende a subir um pouco, uma vez que é preciso apostar em conteúdos de qualidade, com boa iluminação e captação sonora. “O TikTok está se destacando muito nesse sentido graças a ferramentas como a TikTok Ads, que possibilita fazer anúncios no aplicativo”, afirma Diego. Algumas áreas específicas acabam achando espaço em outros canais, a exemplo do Pinterest, que é relevante para os ramos de moda e decoração. E, independentemente da mídia que captará mais recursos, sempre vale a pena usar o Twitter de forma paralela caso você tenha um e-commerce, por conta do dinamismo da rede. Planejamento e estratégias A ideia central do social commerce é focar o cliente como um todo, atendendo suas Para Diego, especialista em anúncios para comércio eletrônico, o Instagram e o Facebook são as redes sociais que mais favorecem as PMEs

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