Locaweb Edição 112
51 // reportagem / a força das lives // revista locaweb de tráfego pago, por onde trago pessoas novas”, explica. Para chegar a esse resultado, o profissional teve de analisar diversos fatores e criar um bom planejamento. No começo, as pautas abordadas nas transmissões ao vivo eram selecionadas com base em comentários e dúvidas de seguidores. Depois, Perrone adotou uma estratégia ainda mais ampla. “Criei um nickname fictício e comecei a participar anonimamente de vários grupos a respeito de hambúrguer. Fiz deles o meu laboratório. Procuro observar as dores das pessoas, vou anotando esses temas e vejo como posso ajudar oferecendo soluções”, comenta. Atualmente, o empreendedor promove dois tipos de lives: uma fechada e exclusiva para consultorias e outra pública, transmitida pelo YouTube. A segunda aborda temas que variam desde como escolher o blend para fazer um hambúrguer e como selecionar fornecedores até dicas para precificar itens, criar cardápios, divulgar um restaurante e lidar com comentários negativos. “A forma como eu divulgo meus produtos nas lives é a mais natural possível. Geralmente, procuro ver a dor do público, ajudar a solucioná-la e mostrar a minha autoridade em relação ao assunto”, destaca o chef. “Depois, no meio da transmissão, menciono de forma sutil que tenho conteúdo digital, e que é possível se aprofundar nele a partir dos links que estão na descrição”, completa. Além de trazer retorno financeiro, Perrone destaca que os vídeos ao vivo são importantes para se conectar ainda mais com as pessoas. “Depois que comecei a fazer lives, meu engajamento com o público subiu muito. Ele percebeu que sou uma pessoa acessível. Durante os encontros, os bate-papos não param, assim como as perguntas. Isso é fantástico”, ressalta. Especialista em hambúrguer, o chef Eduardo diz que 30% de seu faturamento vêm de vendas orgânicas impulsionadas por lives A melhor forma de entender qual é o tipo de live que funciona para seu negócio é estudar o seu público. Ao compreender quais são suas preferências e necessidades, é possível definir em quais plataformas as transmissões devem ser realizadas, quais temas podem ser debatidos, qual é o formato mais adequado e até os melhores horários para atrair mais pessoas. Compartilhando conteúdo As lives focadas em informação são boas pedidas para pequenos e médios empreendedores. “Elas incorrem na fórmula da publicidade básica: oferecer conteúdo e rentabilizar com propaganda. Quanto melhor for a relação entre o conteúdo e a marca, mais efetiva será a venda do produto”, destaca Karine. Essa estratégia pode ser usada para promover tipos diferentes de negócios. O chef Eduardo Perrone, especialista em hambúrguer, professor gastronômico e fundador do canal Sanduba Insano, por exemplo, costuma usar as transmissões ao vivo para divulgar conhecimento e, de quebra, aproveita as ocasiões para apresentar seus e-books e cursos. “Hoje, as vendas que vêm organicamente das lives representam quase 30% do meu faturamento. O restante é
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