Locaweb Edição 112

36 // capa / onde empreender hoje // revista locaweb @revistalocaweb está em confundir um produto sazonal ou duradouro com um mero modismo. Modismos e sazonalidades No mercado brasileiro, há uma série de exemplos de negócios que nascem, têm uma demanda alta e rápida e depois, somem. São os chamados modismos. É possível citar vários exemplos memoráveis, como os calçados à la Crocs, as traquitanas antiestresse do tipo spinner e doces como cupcakes e paletas mexicanas. Esses modelos de negócios que surgem de repente são os mais perigosos para se apostar, uma vez que não dá para mensurar sua longevidade e, no final, a maioria dos empreendedores acaba levando prejuízo. Os produtos sazonais, por sua vez, são aqueles comercializados em maior quantidade durante certo período. Um bom exemplo são os sorvetes, que têm seu auge no verão e depois dependem de dias quentes esporádicos ao longo do ano para ajudar no faturamento. “Nesses casos, é essencial ter um caixa para manter o negócio nos momentos de vendas mais tímidas”, ressalta Kelly. “Outra boa dica é agregar um produto ou serviço que possa potencializar o faturamento nesses períodos”, completa a especialista. Para saber se sua ideia se enquadra em um mercado duradouro ou sazonal, passando longe de ser um modismo, a dica é não se deixar levar pelo calor do momento. “É importante entender se aquela tendência provoca impacto real na vida das pessoas e se existe espaço para crescimento do setor ou recompra. Se for algo supérfluo ou facilmente descartável, não vale a pena investir”, alerta Everton Amorim, gerente sênior de tecnologia da Peers Consulting, consultoria de gestão de negócios. Ao atuar com itens sazonais, vale a pena agregar um produto ou serviço que possa potencializar o faturamento nos momentos de vendas mais tímidas '' Kelly Carvalho , assessora econômica da FecomercioSP

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