Locaweb Edição 112
35 // capa / onde empreender hoje // revista locaweb para a sobrevivência do negócio no longo prazo. “É isso que vai garantir, por exemplo, um faturamento estável e clientes continuamente interessados nos produtos que a loja vende”, aponta Jean Lessa, diretor de TI e marketplace da Americanas SA. Panorama nacional Os produtos e serviços de um novo negócio costumam se enquadrar em três grandes categorias de consumo: duráveis (como eletrônicos e móveis), semiduráveis (a exemplo de roupas e perfumes) e não duráveis (alimentos e bebidas aparecem como carros-chefes). De acordo com Kelly Carvalho, assessora econômica da FecomercioSP, os dois primeiros grupos estão com demanda reprimida. “Trata-se de uma consequência direta da queda na renda da população e do aumento do desemprego, ambos provocados pela pandemia do novo coronavírus”, comenta. Isso não significa que eles não possam ser explorados no momento. Aqui, novamente, a chave está em conhecer o segmento e o público. “A dica é entender mais a respeito de como as pessoas estão consumindo naquele momento, bem como acompanhar os concorrentes e as novidades do setor”, destaca Jean. De forma geral, qualquer produto ou serviço que mexa no comportamento e na rotina das pessoas tende a fazer sucesso independentemente da situação do País. Móveis e artigos de decoração que são bens duráveis, por exemplo, apresentaram um boom no ano passado por conta da expansão do home office. De fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, o consumo desses artigos deu um salto de 51,89%, segundo o relatório “E-commerce no Brasil”, produzido pela agência Conversion. Vale destacar também que tudo que move um desejo pode criar um consumo instantâneo. O problema, nesse contexto, exclusivamente, do produto que será ofertado. Esse direcionamento deve estar claro durante o planejamento. “Temos uma aluna que gosta bastante de viajar, por exemplo, e em um desses passeios viu a oportunidade de trazer capas de churrasqueiras para o Brasil. Elas não são comuns em nossa cultura, mas há um público de classe alta, embora pequeno, que demanda esse tipo de produto. Com esses elementos estudados e comprovados, o negócio começou a ser definido, desde o princípio, nos moldes corretos”, afirma Alexandre Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces. Portanto, é papel do empreendedor entender qual é o tamanho do setor e se existe volume de vendas suficiente Mercados como o de roupas esportivas estão em alta, segundo Jean, da Americanas SA, que alerta para a importância de mensurar o quanto cada nicho é escalável, antes de colocar um projeto em prática
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