Locaweb Edição 112
31 // feed / kwai // revista locaweb “Em 2016, o Kuaishou (aplicativo de vídeos chinês do qual o Kwai faz parte) transformou-se em uma das maiores plataformas de transmissão ao vivo do mundo, incorporando, além das lojas online, o recurso de gorjetas (já disponível no Brasil) para que os criadores de conteúdo possam aumentar suas receitas”, destaca Mariana. Enquanto essa realidade não desembarca por aqui, Arthur recomenda que os pequenos e médios empreendedores usem o Kwai de forma estratégica para seus negócios e acompanhem a trajetória da marca no Brasil ao longo dos próximos meses. “O cenário é promissor”, aposta. Prêmios em dinheiro Muitos brasileiros criaram perfis no Kwai por conta de promoções atraentes realizadas pelo aplicativo. Algumas delas propunham ao usuário cumprir alguns desafios para ganhar recompensas em dinheiro – emmaio de 2021, por exemplo, uma campanha chegou a oferecer até R$ 4 mil a quem convidasse 25 pessoas, com sucesso, para a plataforma. Arthur Igreja, TEDx speaker e especialista em tecnologia, inovação e tendências, enxerga a tática como parte do plano de crescimento da marca no Brasil. “Isso existe desde os primórdios da internet. No começo, o Mercado Livre, por exemplo, chegou a criar campanhas dentro desse cenário. Quem criava uma conta ganhava dinheiro, CDs e brindes diversos”, destaca. Segundo o especialista, o objetivo do Kwai é atrair novos usuários para criar um efeito viral e, depois, ganhar tração por conta própria. chinesa e usou o aplicativo para compartilhar ângulos exclusivos do Torneio de Enterradas, realizado em março deste ano. Durante a campanha, os usuários foram incentivados a gravar vídeos jogando basquete para participar do desafio #BasqueteTodaHora. Para Arthur, esse tipo de iniciativa é ideal para aproximar as marcas de determinados públicos. “É possível pegar um entusiasta de basquete, por exemplo, conquistá-lo e transformá-lo em um adepto por meio de uma ação como essa. É uma opção válida se a empresa conseguir criar conexão com [aqueles com] quem deseja se comunicar”, explica o profissional. Planos para o futuro Mariana conta que, em breve, o aplicativo deve receber algumas funcionalidades específicas voltadas para empresas. “O e-commerce por streaming (para saber mais sobre essa estratégia, veja a reportagem da página 48), por exemplo, está nos nossos planos. Vendas feitas em tempo real, por meio de lojas virtuais, com apresentadores promovendo produtos em transmissões ao vivo, têm tudo para se dar bem no Kwai”, explica. Esse tipo de iniciativa já vem fazendo sucesso na China, onde os miniprogramas de streaming publicados na ferramenta ultrapassam 300 milhões de usuários ativos diariamente. Especialista em tendências, Arthur vê grande potencial no serviço para quem tenha negócios que se identifiquem com o público que usa a rede social, cuja maior concentração hoje é de pessoas com mais de 20 anos e interesse em novas tecnologias
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