Locaweb Edição 112
24 // memória / visa // revista locaweb memória A HISTÓRIA DE EMPRESAS QUE SE TORNARAM REFERÊNCIAS NO MERCADO E m 1958, o Bank of America lançou o primeiro programa de cartões de crédito para consumidores de classe média e estabelecimentos comerciais de pequeno e médio portes nos Estados Unidos. A iniciativa, chamada BankAmericard, consistia em distribuir um cartão de papel (com limite de US$ 300) para os consumidores, que poderiam usá-lo para pagar suas compras sem a necessidade de fazer transações com dinheiro em espécie. Ao longo dos anos, o BankAmericard foi adotado por diversos bancos dos Estados Unidos. Em 1970, o programa deixou de ser controlado pelo Bank of America e foi incorporado por um consórcio formado por diversas instituições financeiras. A partir daí, a nova empresa lançou um sistema de autorização de pagamentos eletrônicos (que ajudou a popularizar ainda mais o método), criou seu primeiro cartão de débito e conquistou espaço em mercados de diferentes partes do mundo. Em 1976, o projeto ganhou um novo nome: Visa – termo escolhido por conta da fácil compreensão em diferentes idiomas, fator preponderante para continuar o processo de expansão internacional. RAIO-X I EMPRESA: VISA Q FUNDAÇÃO: 1976 E ÁREA DE ATUAÇÃO: PAGAMENTOS _ SEDE: CALIFÓRNIA, ESTADOS UNIDOS Y ONLINE: @VISABR E WWW.VISA.COM.BR A companhia teve uma das melhores estreias da história na Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos '' Percival Jatobá, vice-presidente de soluções e inovação da Visa do Brasil Crédito ou débito? CONHEÇA A HISTÓRIA DA VISA, EMPRESA QUE POPULARIZOU OS CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO AO REDOR DO MUNDO MARIA BEATRIZ VACCARI
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=