Locaweb Edição 112

C om as novidades do mundo tecnológico, os aplicativos passaram a fazer parte da vida cotidiana das pessoas. A pandemia e o aumento da variedade de smartphones impulsionaram ainda mais a busca por esse tipo de ferramenta. As soluções de entrega de refeições, bebidas e outros produtos necessários para o consumidor, por exemplo, aumentaram exponencialmente. Dessa forma, se você é um empreendedor que preza pelo contato com seu público, deve ficar atento. O crescimento no uso de smartphones e aplicativos também afeta seus clientes. E como as empresas devem ir até onde seu cliente está, investir em um aplicativo pode trazer grandes resultados. Quando olhamos para o mercado de marketplaces – e-commerces que possibilitam ao consumidor acessar um site e comprar itens de diferentes varejistas, pagando tudo em um único carrinho – e analisamos o perfil do público que faz pedidos por essas plataformas, vemos que entre 60 e 70% dos pedidos que chegam aos restaurantes, por exemplo, partem de clientes recorrentes. Esse comportamento é comum ao brasileiro, que costuma ser fiel aos locais que já conhece. Ocorre, porém, que os marketplaces cobram uma taxa de comissão de 12 a 20% do pedido, fazendo com que o restaurante trabalhe com uma margem de lucro muito apertada. Para que o cliente conheça seu estabelecimento, é até aceitável pagar 12% do primeiro pedido, mas após a fidelização e o retorno daquele mesmo consumidor, não há mais necessidade de arcar com esse custo. Isso acontece porque o marketplace não compartilha os dados do comprador com o estabelecimento e, assim, quem retém o cliente é ele, e não o estabelecimento. Os restaurantes que aparecem nas primeiras opções do aplicativo, por exemplo, acabam recebendo um número de pedidos superior ao de outras casas que não têm controle da posição em que aparecem nas buscas feitas no app. Assim, um endereço X listado entre os CRIAÇÃO DE SOLUÇÃO PRÓPRIA GERA INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA AOS ESTABELECIMENTOS Investir em um aplicativo pode trazer grandes resultados primeiros nas pesquisas pode vender muito em uma semana e, na seguinte, caso caia de posições, ver a demanda diminuir. Tudo isso administrado exclusivamente pelo marketplace. É nesse momento que uma plataforma de gestão e de aplicativos próprios, como o Delivery Direto, surge como opção ideal. Afinal, por meio desse canal o cliente pode fazer pedidos diretamente para os estabelecimentos, sem intermediários – o que gera independência e total controle das demandas. Além do app próprio, é fundamental criar incentivos corretos de fidelização. Exemplos não faltam, como programas de premiação por compras, descontos e cupons, além da campanha de migração, que consiste em trazer o cliente do aplicativo do marketplace para o app próprio do restaurante. Para isso, o empreendedor pode continuar usando o parceiro como vitrine e, após a venda, se apresentar e propor a migração para sua ferramenta. Outro ponto que vale ressaltar é a facilidade de uso da plataforma, já que ela tem uma interface simples e intuitiva. É possível configurar, em questão de minutos, a loja, o cardápio e a área de entrega, e até enviar comunicação para a base de clientes. Dessa forma, não é preciso investir muito tempo na configuração ou contratar um profissional especializado para fazer o processo – pontos que reforçam ainda mais a independência do empreendedor. 18 // opinião // revista locaweb ALLAN PANOSSIAN CEO E FUNDADOR DO DELIVERY DIRETO. allanpk

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