Locaweb Edição 111
50 // reportagem / anúncios nas redes sociais // revista locaweb @revistalocaweb Apesar de isso tudo estar ao alcance de um clique para quem tem uma página no Facebook, no Instagram ou no LinkedIn, por exemplo, não é qualquer movimento que costuma dar retorno imediato nas redes sociais. É necessário entender o ecossistema por trás de cada mídia para saber direcionar as campanhas e obter sucesso. Questões de afinidade O primeiro passo antes de criar um anúncio é entender quem é seu público-alvo e em qual rede social ele passa a maior parte do tempo. A partir daí, a dica é voltar a maior parte das forças para essa plataforma, seguindo o tipo de comunicação característica desta. “O Instagram, por exemplo, é muito visual. Então, aquele hambúrguer ‘podrão’, que custa R$ 10, não costuma ter muito sucesso por ali. Um sanduíche gourmet, por sua vez, tende a chamar mais atenção”, comenta Vanessa Winter, especialista em marketing, fundadora da Academia do Zero Ao Topo e embaixadora do Grupo Mulheres Empreendedoras Brasil/Plataforma MEB. “Já o cliente do LinkedIn procura textos bem-trabalhados. Ele está acostumado a entrar nessa rede e encontrar um conteúdo mais denso”, completa. O recomendado é estudar as particularidades da rede social preferida do seu público e investir exclusivamente nela. Só após conseguir um bom engajamento por ali é que vale a pena pensar em campanhas para outras mídias, com o intuito de conquistar novas audiências. E isso, definitivamente, não significa replicar os anúncios. “As pessoas acham que estar em todas as redes é mais importante do que gerar conteúdo de qualidade. É necessário entender, no entanto, que é melhor ter um perfil com boas publicações e fotos produzidas do que replicar conteúdo em oito Investir sozinho ou buscar ajuda? Os empreendedores mais engajados podem decidir cuidar sozinhos de seus anúncios. Para isso, no entanto, é recomendado investir em estudos e cursos para entender melhor como cada rede social funciona. “Criar campanhas e ter resultados não é algo complexo, mas exige um conhecimento básico”, comenta a especialista em marketing digital Camila Porto. Contar com o auxílio de um profissional, por sua vez, tende a custar menos tempo e esforço, porém mais dinheiro. No entanto, pacotes profissionais que incluem agendamento de posts, relatórios e impulsionamento podem ser encontrados por menos de R$ 15 ao mês (isso sem contar o valor cobrado pelas mídias sociais para veicular os anúncios, que varia de acordo com a extensão da campanha). “Gosto de dizer que um pequeno ou médio empreendedor visa o crescimento da sua empresa e, para atingir esse objetivo, ele não precisa ser o ‘faz-tudo’. Profissionais dedicados podem ajudá-lo nessa trajetória”, aponta Marilia Dovigues, head de marketing na Etus. Marilia, da Etus, destaca que é melhor produzir bons conteúdos para uma plataforma do que replicar posts em várias delas
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