Locaweb Edição 111

47 // reportagem / soluções contra burocracia // revista locaweb modelos de pesquisa. As de satisfação, por exemplo, funcionam para marcas de todos os tamanhos e permitem entender a experiência dos clientes. Já as relacionadas ao perfil do consumidor costumam ser decisivas na hora de definir melhorias em produtos, comunicação, atendimento e outros pontos relevantes. A transformação digital impulsionada pela pandemia foi um dos fatores responsáveis por fazer com que diversas empresas e mercados que não tinham o hábito de realizar pesquisas mudassem de opinião. “Num cenário de tantas incertezas, o diferencial que a pesquisa traz se tornou mais palpável e necessário para muitas companhias”, ressalta Dani. Transformação do mercado Independentemente da área de atuação, as soluções que ajudam a descomplicar o dia a dia de pequenos e médios empreendedores também colaboram para uma importante transformação do mercado brasileiro. Ao desburocratizar as atividades empresariais, elas contribuem para o surgimento de negócios mais competitivos e produtivos. Henrique Romão, consultor de negócios do Sebrae-SP, destaca que, atualmente, o desafio é continuar inovando para alcançar mais empresas. “A desburocratização ainda não está disponível para todos os segmentos ou nichos de mercado. Trata-se de um processo que vem evoluindo de acordo com a transformação digital integrada ao meio público e empresarial e, principalmente, junto ao consumidor”, diz. O especialista acredita que os impactos dessas soluções no mercado vieram para ficar e que o caminho pela mudança tecnológica é algo inevitável. “Isso permite projetar cenários futuros cada vez mais lucrativos e sustentáveis”, conclui Henrique. Rotina produtiva Centralizar várias atividades em um único canal é uma das melhores estratégias para reduzir processos, alinhar ideias e, consequentemente, aumentar a produtividade dos funcionários de uma empresa. Ferramentas como o Trello, por exemplo, são ideais para quem busca esse tipo de experiência. Acessível a empresas de todos os portes, já que conta com um plano gratuito, a plataforma online permite que os empreendedores criem projetos em grupo, indiquem o andamento de cada um deles e anexem arquivos, links, contatos e outras informações importantes. Com isso, é possível dispensar uma série de trocas de e-mails e até reuniões, o que torna a rotina da companhia mais ágil e eficiente. Há ainda outras soluções similares disponíveis no mercado, como Asana e Microsoft Project. A primeira é gratuita para até 15 usuários, enquanto a segunda, que pode ser integrada ao Microsoft Teams e ao Office 365, custa a partir de US$ 12 por mês para cada usuário. cadastrem e criem sozinhos suas pesquisas de mercado. Elas podem ser feitas com o mailing do cliente ou com o Painel de Consumidores da plataforma, que reúne mais de 150 mil pessoas registradas. “Atualmente, o principal desafio para quem quer fazer uma pesquisa de mercado é encontrar pessoas dentro de seu público-alvo que possam responder às perguntas. Nós oferecemos respondentes em todo o Brasil a um custo acessível, a partir de R$ 5 por entrevista”, explica Dani. “Além disso, entregamos resultados com muita velocidade. Em média, uma pesquisa no Painel de Consumidores é finalizada em cinco dias úteis e pode acontecer em até um dia”, completa. Pequenas e médias empresas que ainda não tenham o hábito de trabalhar com esse recurso precisam construir e identificar as métricas que vão fazer a diferença para seus negócios. Segundo Dani, existem vários Henrique, do Sebrae-SP, acredita que as ferramentas que eliminam processos vão dar vida a cenários mais lucrativos e sustentáveis

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