Locaweb Edição 111

37 // capa / diversidade // revista locaweb M órris Litvak cresceu vendo a avó constantemente em atividade profissional, mesmo diante da criação dos filhos e dos cuidados com o bem-estar da família. Ela trabalhou até os 82 anos e só abandonou a carreira após sofrer uma queda acidental. Não poder seguir em frente fez com que sua saúde decaísse bastante, o que a levou a perder a vitalidade que mantinha com o dia a dia da função. Após o falecimento da avó, Mórris refletiu sobre a história e criou, em 2014, o projeto social Conectando Gerações, que ligava jovens a idosos para conversar e trocar experiências. "A partir daí, entrei de cabeça nesse universo. Pesquisei muito a respeito do assunto e vi que o mundo estava envelhecendo, mas pouco se falava sobre isso", conta. Ao especializar-se no tema – e com a referência de trajetória profissional da avó –, ele percebeu que as pessoas com mais de 50 anos tinham muita dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho, mesmo antes de se aposentar. “Nesse cenário, vi uma oportunidade de negócio e de impacto social. Afinal, ninguém estava olhando para esse público, mesmo diante da constatação de que a população brasileira continuava a envelhecer rapidamente”, lembra. Formado em Engenharia de Software, Mórris colocou no ar a Maturidade também é diferencial Iniciativa de Mórris empodera pessoas e visa quebrar a resistência das empresas em contratar quem temmais de 50 anos PLATAFORMA MATURI AJUDA PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS A SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO E EMPREENDER Maturi Jobs, site com ofertas de vagas de emprego com foco em pessoas com mais de 50 anos. Não demorou a que a página começasse a receber um alto volume de acessos, deixando ainda mais clara a escassez desse tipo de oportunidade nas plataformas tradicionais e a concorrência – muitas vezes desleal – com profissionais mais jovens. Aos poucos, a empresa, que passou a se chamar apenas Maturi, ampliou a área de atuação para tentar resolver outro grande problema: a resistência das companhias em contratar pessoas com mais de 50 anos. Para isso, o fundador iniciou um processo profundo de conscientização, ministrado por meio de treinamento, palestras e consultorias. Já na outra ponta, para empoderar profissionais, o site de oferta de empregos passou a investir em capacitação. De acordo com Mórris, essa vertente da empresa trabalha para qualificar pessoas não apenas na competição por boas vagas, mas também a empreender e abrir o próprio negócio. Para isso, foi criada uma grande comunidade de usuários inspirados por encontros, cursos e networking. Acolhimento e expansão Desde 2015, a Maturi já ajudou mais de 3 mil a se recolocar no mercado e mais de 15 mil pessoas a se reencontrar como profissionais ou empreendedores. “A comunidade se desenvolveu e criou força. Participar disso traz uma sensação de pertencimento e dá esperança às pessoas com mais de 50 anos”, afirma Mórris. Agora, a ideia do fundador é escalar a marca para o Brasil inteiro e até mesmo para fora do País, trabalhando com empresas de todos os portes e segmentos. “Nossa missão é mudar a cultura em relação ao preconceito com essas pessoas, que ainda é muito grande, e garantir que elas possam envelhecer com maior independência e dignidade”, diz.

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