Locaweb Edição 111
// revista locaweb @revistalocaweb 36 // capa / diversidade N athália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, conquistou as redes sociais com um conteúdo gratuito a respeito de educação financeira. Focada na realidade de pessoas de baixa renda, a especialista alia informação a uma linguagem descomplicada para ajudar seu público a sair do vermelho e administrar seu dinheiro de maneira saudável. Sucesso no YouTube e no Instagram (commais de 237 mil inscritos e 344 mil seguidores, respectivamente) e detentora de um lugar na lista Forbes Under 30, que destaca pessoas que empreenderam com sucesso com menos de 30 anos, Nath tem uma trajetória marcada pelo esforço. Estudante de Administração Um olhar realista para o dinheiro livros de finanças mais famosos do mercado são muito distantes da realidade de quem tem baixa renda. Isso porque boa parte dos autores não consegue passar uma visão palpável desse cenário por ummotivo simples: nunca tê-lo vivido. “Como eles vão falar para alguém guardar o dinheiro do botijão de gás, da compra mensal no mercado e de uma série de outros itens sem saber como é o dia a dia de quem ganha pouco?”, destaca Nath. Foi esse universo que ela explorou em sua obra. Na internet, o caminho seguido pela empreendedora é o mesmo. Sua postura nas redes sociais é claramente motivada por propósito e representatividade. “O método de orientação financeira do projeto foi desenvolvido com base em didática, exemplos cotidianos e identificação de valores – além de uma linguagem leve, descontraída e acessível”, explica. Para o futuro, o objetivo é fazer com que o Nath Finanças conquiste também o público infantil. “Vejo que muitos dos nossos temores em relação a dinheiro vêm da infância. Algumas crianças não sabem o salário dos pais e não são ensinadas a respeito de como funciona a dinâmica para conseguir comer e pagar as contas”, diz a orientadora financeira. Nath acredita que despertar essa consciência desde cedo vai inspirar adultos a se disciplinar financeiramente o tempo todo, e não apenas quando estiverem endividados. de Empresas, ela trabalhava vendendo cartões de crédito em uma loja de calçados no Rio de Janeiro. “ Via todos os dias quem ganhava um salário mínimo fazer ummonte de cartões. Isso prejudica a pontuação no Serasa, mas pouca gente sabe disso”, diz. Nessa mesma época, ela se apaixonou pelas aulas de matemática financeira da faculdade, entendendo melhor os conceitos de financiamento e as dinâmicas de cartões de crédito e de juros. “Diante do que via no trabalho e da relação que mantinha comminhas faturas, comecei a questionar: onde estão as pessoas que realmente entendem esse cenário falando para esse público?”, conta Nathália. Assim nasceu o Nath Finanças, que foi ao ar em 2019. Com a iniciativa crescendo, em abril de 2020 ela se sentiu confortável para sair do emprego – no qual ganhava um salário mínimo – a fim de se dedicar ao projeto em tempo integral. “Bateu aquele medo, mas tinha feito uma reserva de emergência de seis meses para conseguir me manter se tudo desse errado”, lembra. Deu tão certo que Nathália acabou de lançar seu primeiro livro, o “Orçamento Sem Falhas”, e alcançou R$ 1 milhão de faturamento em 2021. Linguagem e didática A orientadora financeira explica que os exemplos comumente encontrados nos NATH FINANÇAS PRODUZ CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ADAPTADO AO DIA A DIA DE PESSOAS DE BAIXA RENDA Experiência no cotidiano de quem ganha pouco ajudou Nathália a criar o projeto, que aposta em uma linguagem acessível e com conteúdo relevante
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=