Locaweb Edição 111
31 // feed / roblox // revista locaweb tênis de cano alto espalhafatoso nas cores verde, rosa e azul. Outra companhia que aposta na ferramenta é a Hasbro. A marca de brinquedos firmou parceria para desenvolver uma versão do icônico jogo de tabuleiro Monopoly, além de armas de brinquedo (blasters) Nerf, que podem ser usados em diferentes games da plataforma. Esse tipo de publicidade tem tudo para fazer sucesso no Brasil. Como nenhum tipo de estratégia nesse sentido ainda foi explorada para valer em território nacional, os empreendedores mais atentos tendem a sair na frente e conquistar um número massivo de crianças e adolescentes. Vale a pena estudar a oportunidade. Limites estabelecidos O Roblox vem crescendo exponencialmente desde que recebeu um aporte da Microsoft, em 2016. Aliás, as estatísticas passaram a ser tão expressivas – veja algumas delas em “Roblox em números” –, que a plataforma até decidiu abrir seu capital na Bolsa de Valores de Nova York, em março deste ano. Logo na estreia, a empresa atingiu o valor de mercado de US$ 38 bilhões, superando nomes importantes do setor, como Electronic Arts (EA) e Ubisoft. O frenesi por trás desses números levou especialistas a especular o papel do Roblox no futuro. Há quem aposte que a plataforma poderá, em breve, ser usada para reuniões de trabalho ou eventos corporativos. A ideia, porém, ainda é vista como utópica para muitas pessoas. “Acredito que a plataforma vai crescer, mas será cada vez mais aprimorada para quem deseja falar com o público formado por adultos e crianças. Ferramentas para reuniões e eventos para adultos, por exemplo, existem aos montes. Não acredito que o Roblox partirá para esse lado”, afirma Marco, da SuperGeeks. De qualquer forma, antes de sair por aí convidando quem não tem intimidade com o game, a dica é seguir a premissa básica de qualquer estratégia de marketing digital: entender quem é seu público e onde ele está. A marca italiana Gucci é uma das gigantes mundiais que já estão explorando o universo do Roblox O Roblox não é um mero passatempo para crianças e adolescentes. Estatísticas coletadas pelo Video Game Stats (VGS), site especializado em reunir dados do setor, mostram que a plataforma de jogos não deve ser passageira e tem potencial para ser explorada por empresas. Confira. • O Roblox contabiliza mais de 150 milhões de jogadores, sendo que 36,2 milhões entram diariamente na plataforma. • Por mês, cerca de 1 bilhão de horas são gastas por usuários dentro do jogo. • Em 2020, seu faturamento bateu US$ 923 milhões (cerca de R$ 5 bilhões ). • O Roblox tem um escritório na Califórnia (EUA) com 500 empregados , mas já existemmais de 7 milhões de criadores independentes espalhados pelo mundo. • Em 2020, foram repassados aos criadores da plataforma US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão ) em investimentos. • US$ 100 mil é o valor médio que os jogos mais populares faturam mensalmente – os criadores pode cobrar por acessos, itens, mods... • O uso do Roblox aumentou em 40% apenas emmarço de 2020, quando boa parte do mundo aderiu às restrições do novo coronavírus. Roblox em números
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