Locaweb Edição 111

30 // feed / roblox // revista locaweb o Roblox também pode ser aproveitado por empresas de outros setores com o objetivo de buscar maior aproximação com o público majoritário. Para isso, o conselho de José Ricardo, do Centro Universitário Estácio, é usar a plataforma como um canal de comunicação e marketing. “Por meio dela, é possível lançar, por exemplo, a versão digital de um determinado produto. O item pode ser colocado à venda por um preço simbólico, para estimular a compra pelo usuário no mundo real”, comenta o especialista. Uma empresa renomada que faz isso é a Gucci. A grife italiana disponibiliza mais de 50 peças de roupas e acessórios exclusivos para o Roblox. Isto é, eles não existem no mundo real. Um dos últimos modelos a ser adicionado foi o Virtual 25, um Acredito que a plataforma vai crescer e ser cada vez mais aprimorada para quem deseja falar com o público formado por adultos e crianças '' Marco Giroto , que fundou a SuperGeeks com Vanessa Ban permite aos usuários desenvolver acessos, itens e mods de um jogo. Só que, mais do que isso, é possível vendê-los. A moeda virtual usada na plataforma é chamada de Robux. “Algumas pessoas vêm ganhando muito dinheiro com isso. Esse mercado tem sido favorável, especialmente, para quem tem bons conhecimentos em programação ou design 3D”, afirma Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, escola de programação e robótica voltada para crianças e adolescentes. Embora o Roblox fique com uma comissão alta, de 70% da receita das vendas realizadas dentro de seu universo, a plataforma tem despertado o interesse de empresas, que já demonstram o desejo de realizar investimentos. Nessa seara concentram-se, principalmente, quem tem como público-alvo crianças e adolescentes. Educação em destaque O público do Roblox é majoritariamente formado por pessoas entre 8 e 13 anos. Em uma escala mais flexível, porém, é possível esticar essa faixa etária para algo entre 4 e 22 anos. “Minha filha tem 5 anos e joga pelo tablet. Isso porque o game tornou-se extremamente popular. Não conheço uma única criança ou um só adolescente que não tenha ouvido falar dele, e a maioria já jogou”, aponta Marco. Para aproveitar essa fama, o Roblox pode ser usado de diferentes formas pelos nichos que trabalham com crianças e adolescentes. O fundador da SuperGeeks, por exemplo, vê grande potencial na área da educação. “Durante a pandemia, por exemplo, com os alunos presos e obrigados a ter aulas por videoconferência, seria maravilhoso para eles se pudessem acessar a plataforma para encontrar colegas de classe e professores. Isso sem contar que eles poderiam ter aulas dentro de mundos temáticos”, diz. Marco, inclusive, tinha essa visão antes mesmo de o novo coronavírus provocar o fechamento das escolas no Brasil. Tanto é que, em 2019, ele decidiu fazer um encontro especial dos alunos da SuperGeeks dentro do Roblox. “Criamos o nosso próprio mundo virtual em 3D com ferramentas voltadas para os professores darem aula”, conta. A experiência foi um sucesso. Hoje, a marca oferece aulas de desenvolvimento para a plataforma. “Os alunos aprendem a criar itens, fazer modificações e até a ganhar dinheiro. É um dos nossos cursos mais vendidos”, afirma o fundador da escola. Roblox como marketing Apesar de ter maior conexão com o nicho de educação,

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