Locaweb Edição 111

26 // memória / hotmart // revista locaweb potencial no negócio. Hoje, 10 anos depois, a Hotmart se tornou uma das maiores companhias do mundo no segmento de aprendizado, ensino e empreendedorismo online. “Fornecemos todo o ecossistema para criadores de conteúdo transformarem seus conhecimentos em produtos digitais, como cursos online, e-books e podcasts, entre outros formatos. Temos mais de 380 mil produtos cadastrados e vendas registradas em 188 países”, destaca o especialista. Caminho para o sucesso O primeiro ano de vida da Hotmart foi marcado por acontecimentos importantes. A companhia ganhou o prêmio Sua Ideia Vale R$ 1 Milhão, promovido pelo site de comparação de preços Buscapé, e levantou sua primeira rodada de investimentos. A segunda veio em 2013, quando a empresa já registrava 397 mil usuários. Em 2014, a startup abriu um escritório em Amsterdã, na Holanda – que, dois anos depois, se tornou sua sede global – e fundou o Grupo Hotmart. Os anos seguintes registraram um grande processo de expansão. Em 2015, por exemplo, ela tinha 2 milhões de usuários. Em 2018, o número saltou para 9,9 milhões. Já em 2021, a base atingiu a marca de 26 milhões. Ao longo de sua história, a Hotmart abriu escritórios em locais como Espanha, Colômbia, México, Estados Unidos, França e Reino Unido. “Nossa trajetória tem sido rica em desafios e aprendizados. A expansão internacional, com diferentes culturas e mercados, está entre as principais conquistas. Começamos como uma startup mineira e, hoje, somos uma empresa global, líder no segmento e em franca expansão por centenas de países”, ressalta João Pedro. Para o CEO, somam-se a essas vitórias a democratização do acesso ao conhecimento e a série C liderada pelo fundo norte-americano TCV, investidor de companhias como Netflix, Spotify, Airbnb, Facebook e LinkedIn. “Com o investimento, reforçamos nosso status como unicórnio, posicionamento alcançado no ano passado, quando recebemos outro aporte e compramos a empresa Teachable, expandindo nossa presença nos Estados Unidos”, ressalta João Pedro. Para os próximos anos, a companhia pretende manter o ritmo de crescimento acelerado. “Vamos ampliar ainda mais as funcionalidades oferecidas, com todas as soluções de que um criador de conteúdo precisa para transformar audiências em clientes, habilidades em produtos e influência em negócio. Além disso, a expansão para novos mercados organicamente e por aquisições será uma de nossas prioridades”, conclui o empreendedor. João Pedro aponta que uma das maiores conquistas da marca foi se expandir para diferentes mercados e culturas Fire Festival Em 2015, a Hotmart decidiu inovar e realizou o primeiro Fire Festival, evento com palestras para empreendedores, profissionais criativos e estudiosos. Direcionada também a pessoas em busca de networking, a iniciativa já teve várias edições. Ao longo dos anos, recebeu grandes nomes do mercado brasileiro, como Mauricio de Sousa, Kondzilla e Whindersson Nunes, além de representantes de empresas como Google, Nike e Disney. A edição 2021 está marcada para agosto, em Belo Horizonte (MG). possibilidade de cada vez mais pessoas empreenderem no mundo digital. O que vem por aí Recentemente, a Hotmart anunciou que recebeu um novo aporte, de R$ 735 milhões, em uma rodada de captação Foto: Mage Monteiro

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=