Locaweb Edição 111

É impressão minha ou ganhamos uma série de "gurus do marketing" durante esta pandemia? Pessoas que garantem a fórmula para fazer crescer as redes sociais. Ou, ainda, que vendem cursos autointitulando-se como especialistas em marketing digital. Afinal, veja só, elas têm mais de 10 mil seguidores nas redes sociais, o que “comprovaria” a experiência. Arrume o feed, faça vídeos, estimule a conversa, mantenha a frequência e pronto: seu conteúdo irá bombar. Será? Na vida real, a história é outra. É possível que você siga todas essas "regrinhas" e, ainda assim, não obtenha o sucesso. Ou, então, pode ser que não siga regra alguma e, ainda assim, ganhe muito dinheiro com as redes sociais. Bom conteúdo não é garantia de muitos seguidores, assim como existe muito conteúdo "ruim" que registra números poderosos. Primeiramente porque isso pode até ser comprado – de soluções que também servem para roubar seus dados e comprometer sua relevância perante as plataformas, diga-se de passagem. E caso insista nessa prática, não diga que não avisei se, do nada, seu Instagram simplesmente sumir. Outro fator é que "bombar as suas redes sociais" exige um trabalho contínuo, de erros e acertos. O que pode servir para o meu público talvez não sirva para o seu, e assim desmistificamos essa coisa da fórmula. Ainda há outros pormenores a ser considerados. Talvez falte carisma, talvez falte verdade, talvez até tenha tudo isso, mas não se consiga alcance. Já está mais do que provado que o algoritmo das plataformas dificulta os acessos, mas colocar dinheiro na sua campanha tampouco garante que ela terá sucesso. Mas, então, o que fazer? A dica principal que eu dou é: preocupe-se SERÁ QUE A FÓRMULA PARA BOMBAR NAS REDES SOCIAIS EXISTE? Preocupe-se menos em viralizar e aumentar o número de seguidores, e mais em conhecer seu público menos em bombar, viralizar e aumentar o número de seguidores, e mais em conhecer o público que você quer atingir. Entenda suas dores, seus horários e sua dinâmica de vida, para se posicionar e produzir justamente o que ele espera encontrar quando entrar nas suas redes – mesmo que seja via anúncios. Fácil, não? Pode até ser, mas leva tempo, sim. É impressionante como vemos por aí "fórmulas mágicas" – o que antes era conhecido como estudo, criatividade e irreverência. A verdade, porém, é que o marketing não vive de regras. Inclusive, é quando algumas delas são quebradas que a mágica acontece. Na hora de contratar alguém, uma agência para gerir as redes sociais do seu negócio ou até mesmo comprar um curso sobre o assunto, aprofunde-se no histórico dos profissionais envolvidos, na experiência, nos cases e no tempo de vivência na área. O barato pode sair caro, e a ilusão de ver muitos seguidores pode se transformar em frustração na hora de efetuar suas vendas. No fim das contas, se você falar com 30 pessoas, encherá uma sala. Se falar com mil, encherá um auditório. Ambas as situações são importantes, desde que esteja lidando com pessoas reais e verdadeiramente interessadas no seu assunto ou produto. Desejo a você um super- reconhecimento de seguidores reais. 20 // opinião // revista locaweb ARIANNE REIS ESPECIALISTA DE MARKETING DIGITAL NA LG ELECTRONICS. ariannereis

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=