Locaweb Edição 110
61 // case / millu shop // revista locaweb M uitos negócios familiares perduram ao mesclar na medida certa elementos de tradição e inovação quando o bastão é passado entre as gerações, inclusive nas situações mais improváveis. Se há algumas décadas era impossível imaginar uma ótica, por exemplo, em outro formato que não fosse o físico, hoje é viável adotar uma série de tecnologias para permitir que o negócio funcione, também, no ambiente digital. Foi isso que ocorreu com a Millu Shop. Fundada pelas irmãs Thaiani e Thatiani Barros em 2018, a ótica virtual traz na bagagem a experiência da mãe das empreendedoras no setor e tudo o que ela ensinou às filhas. “Nossa família está nesse mercado há mais de 25 anos. Nós nos acostumamos com a loja física desde pequenas e, inclusive, começamos a trabalhar nesse ambiente. Depois, nos formamos em Direito, mas não demorou a voltarmos ao setor”, afirma Thaiani. A ideia de apostar no conhecimento prévio para criar algo inovador surgiu quando Thaiani teve de mudar-se de Marília, no interior de São Paulo, onde está a família, para Curitiba. “Nessa transição, fiquei pensando a respeito de como empreender. Sempre gostei muito da área de vendas, e foi então que meu marido sugeriu criar um e-commerce. A partir daí, juntei todos os pontos e resolvi desenvolver a ótica virtual com minha irmã”, diz. Início da trajetória Apesar de estarem acostumadas com o ramo de óticas, as irmãs enfrentaram alguns desafios para se adaptar às exigências do ambiente digital. “Demos os primeiros passos com cuidado, justamente pela falta de experiência com e-commerce. Inclusive, começamos tendo em mente que, se o negócio não desse certo, teríamos de transferir a mercadoria para a loja física da família, a fim de não perder tudo”, diz Thatiani. Para dar maior robustez à loja virtual, as irmãs procuraram referências em relação a plataformas e optaram por usar o sistema da Tray. Além disso, investiram em outras soluções de design e gestão para dar ainda mais corpo ao projeto. Com o site no ar, os frutos não demoraram a ser colhidos. Em constante crescimento, a Millu Shop aumentou suas vendas em 30% no último ano, mantendo a trajetória de alta desde que o negócio foi fundado. Trabalho com influenciadoras Atentas às redes sociais, Thaiani e Thatiani perceberam, desde o início, que uma das formas de conquistar mais clientes era apostar em redes sociais, como Instagram e Facebook. A partir daí, criaram campanhas sistemáticas para a divulgação dos produtos. “Postamos algo novo todo dia, o que nos transforma em uma grande vitrine, com conteúdo relevante e variado, para expor ao público”, explica Thaiani. Além disso, as irmãs empreendedoras trabalham diretamente com influenciadoras digitais. “Temos parcerias com nomes seguidos por até 16 milhões de pessoas, o que resulta em um grande tráfego para nosso site. É por isso, inclusive, que precisamos de uma plataforma confiável, que nunca tire nossa página do ar”, diz Thaiani. Atendimento personalizado Atualmente, a Millu Shop oferece armações e óculos com lente. Para isso, as fundadoras da loja desenvolveram um atendimento personalizado, que é realizado por meio do WhatsApp, outro diferencial da marca. Por terem um laboratório próprio, as irmãs conseguem produzir o material completo para os clientes, exigindo apenas o envio da receita médica, por meio do aplicativo de mensagens. Agora, Thaiani e Thatiani estão de olho em novas frentes tecnológicas para ampliar o alcance da marca. Uma delas é a entrada em marketplaces. Tudo para fazer com que o negócio, que começou com uma base familiar, perdure ainda por muitas gerações. Temos parcerias com influenciadores seguidos por até 16 milhões de pessoas, o que resulta em um grande tráfego para nosso site '' Compartilhe uma foto com a revista usando a hashtag #RevistaLocaweb e conte sua história para a gente; você pode aparecer aqui e nas nossas redes sociais. Thaiani Barros, sócia-proprietária da Millu Shop
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