Locaweb Edição 110
56 // inovação // revista locaweb inova ção STARTUPS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS COM IDEIAS DISRUPTIVAS Além de contarem com planos de assinatura que custam caro para muitos empreendedores, as principais plataformas de design do mercado, como Photoshop e InDesign, não são intuitivas para iniciantes. A empreendedora Melanie Perkins percebeu isso quando ensinava estudantes da Universidade da Austrália Ocidental a usar esses tipos de softwares. Para deixar as coisas mais práticas e acessíveis, ela se juntou aos sócios Cliff Obrecht e Cameron Adams para criar uma startup com o objetivo de lançar uma solução mais simples de desenvolvimento de projetos gráficos. Batizada de Canva, a empresa surgiu em 2013, em Sydney, e logo se tornou uma das startups mais bem-sucedidas da Austrália. A ferramenta permite que companhias e pessoas criem projetos de design (como comunicados, banners, gráficos, logotipos e até slides para apresentações) sem as principais dificuldades oferecidas pelos softwares mais sofisticados. É possível trabalhar diretamente pelo site da empresa ou via aplicativo. Há também opções de planos gratuitos ou pacotes pagos, que oferecemmais recursos e são indicados para uso profissional. Em pouco tempo, o serviço do Canva caiu no gosto de milhares de usuários. Atualmente, a plataforma está presente em 190 países (inclusive o Brasil – www.canva.com/pt_br) e já foi usada para criar mais de 1 bilhão de projetos. No radar de grandes companhias, a startup já levantou mais de US$ 300 milhões em investimentos. Em 2020, um aporte de US$ 60 milhões elevou seu valor de mercado para US$ 6 bilhões – quase o dobro em relação ao do ano anterior. Design mais prático CANVA OFERECE APLICATIVO E SITE PARA CRIAR PROJETOS GRÁFICOS ONLINE
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=