Locaweb Edição 110

54 // essencial / seo // revista locaweb TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONVERSAR COM SEU DESENVOLVEDOR A parecer na primeira página do Google, Bing ou Yahoo não é uma questão de sorte. Os buscadores contam com robôs que analisam a qualidade dos sites e tentam compreender quais são as páginas confiáveis que mais fazem sentido diante do que está sendo pesquisado pelo usuário. Para chegar a esses resultados, eles avaliam critérios relacionados a técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Claudia Cristina Moreira de Souza, coordenadora pedagógica do curso de pós-graduação em Gestão do Relacionamento com o Cliente do Senac EAD, explica que, atualmente, existem centenas de critérios de SEO. “Eles variam desde o uso de palavras-chave até a adição de descrições nas imagens e a performance da página como um todo (como o tempo de carregamento e a compatibilidade com navegação mobile)”, afirma a profissional. A maioria das pessoas acessa qualquer tipo de site por meio dos mecanismos de busca, como o Google. Estar bem posicionado neles é fundamental, mas requer estratégia, consistência e paciência. “Dessa forma, é possível competir com grandes players, inclusive os que têmmaior orçamento para anúncios”, diz Camila Renaux, consultora de marketing digital. Palavras-chave O primeiro passo para aplicar técnicas de SEO a um site de serviços ou e-commerce é desenvolver os textos das páginas com base em palavras- chave. “Elas devem representar o que os usuários supostamente escreveriam nos buscadores para encontrar o conteúdo ou o que é vendido no site. Para ser mais assertivo, é necessário conhecer o perfil do público-alvo, suas características, a forma de linguagem e o que o produto ou serviço representa para essas pessoas”, diz Claudia. A especialista afirma que a palavra- chave deve ser usada no título, em algum subtítulo e no decorrer do texto que é exibido na página. O ideal é que ela apareça várias vezes, mas de forma natural, para garantir uma leitura agradável. “Textos muitos longos ou superficiais devem ser Quem se dispõe a ler um texto em um site espera algo em troca, seja uma informação sobre um produto, seja a resolução de um problema ssencia FIQUE DE OLHO IDENTIFIQUE PALAVRAS-CHAVE COMPATÍVEIS COM AS BUSCAS DE SEU PÚBLICO-ALVO. USE OS TERMOS EM TÍTULOS, SUBTÍTULOS E AO LONGO DOS TEXTOS. CRIE TEXTOS BEM-ESCRITOS, COM UMA MÉDIA DE 600 A MIL PALAVRAS. INSIRA LINKS INTERNOS E EXTERNOS AO LONGO DOS TEXTOS. APOSTE NA CRIAÇÃO DE UM BLOG OU DE UMA SEÇÃO ESPECÍFICA PARA TRABALHAR COMMARKETING DE CONTEÚDO. COMPARTILHE MATERIAIS INTERESSANTES (FEITOS COM BASE NOS CONCEITOS DE SEO) PARA FIDELIZAR O PÚBLICO. CRIE UM SITE OTIMIZADO, QUE OFEREÇA UMA BOA PERFORMANCE E FACILITE A EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIOS. OS BUSCADORES VALORIZAM PÁGINAS COMPATÍVEIS COM NAVEGAÇÃO MOBILE. DESCUBRA COMO O SEO PODE MELHORAR O POSICIONAMENTO DA SUA PÁGINA EM BUSCADORES COMO O GOOGLE MARIA BEATRIZ VACCARI Seu site no topo

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