Locaweb Edição 110

53 // reportagem / métricas do instagram // revista locaweb Ajuda para otimizar as métricas Apesar de as métricas oferecidas pelo próprio Instagram serem bem completinhas, ferramentas externas podem otimizar as análises e o controle das publicações. Uma delas é a plataforma de gerenciamento de redes sociais Etus (https://etus.com.br ). “Uso há mais de três anos e recomendo, sem dúvida”, afirma o especialista em redes sociais Guilherme Encinas. “Por meio dos relatórios, consigo controlar todas as estatísticas do meu perfil no Instagram e em outras redes sociais. Também posso trabalhar em equipe para aprovar os posts e agendá-los de acordo com os melhores horários em cada plataforma”, completa. É possível contratar a Etus a partir de R$ 18,90 mensais. O plano dá direito a controlar um perfil em uma única rede social, como o Instagram ou outra. Entre as marcas que usam a solução estão Natura, Uber, Buscapé, Senac e Schutz. 10 Transforme as métricas em conteúdo relevante Quem sabe analisar as métricas do Instagram temmaiores chances de criar publicações assertivas e fazer sucesso na rede social, mas de nada adianta saber decifrar esses dados se você não gasta tempo com o que mais importa: criar posts relevantes a partir das mensurações. Primeiramente, é necessário falar sobre o conteúdo. É unânime entre os entrevistados desta reportagem que o usuário deve produzir algo útil e criativo, que vai se diferenciar da concorrência e se conectar com a audiência. “Além do valor em si, é válido gerar diferentes formatos, como imagem, vídeo, Stories, IGTV, carrossel e Reels”, aponta o especialista Guilherme Encinas. Aqui, vale destacar que, dentre os meios disponíveis, o Reels, ferramenta que permite desenvolver microvídeos criativos com áudios e efeitos, lançada pelo Instagram para concorrer com o TikTok, é o que temmostrado atualmente melhores respostas, distribuição e alcance. A influenciadora Anna Laura Wolff também destaca o cuidado que se deve ter com a estética do perfil. “É importante pensar na identidade visual do feed, em como você apresenta o seu conteúdo para o mundo”, comenta. Algumas recomendações para criar uma aparência marcante são: definir uma paleta de cores, usar o mesmo filtro em todos os conteúdos e cortar as fotos da mesma maneira. A Inciclo, por sua vez, aposta em imagens autorais produzidas pela própria empresa. Por fim, a dica de ouro é ser curioso. “O Instagram é constantemente atualizado. Pode até ser que novas métricas estejam surgindo enquanto você estiver lendo esta reportagem. Por isso, é primordial não ter medo de vasculhar tudo e pesquisar mais sobre cada item. Só assim você conseguirá decifrar a plataforma”, conclui Rodrigo Chiba, da Hello Group. Converse com seu público. Ninguém gosta de ficar no vácuo. Ainda mais em uma rede social, que é movida por pessoas '' Rodrigo Chiba , sócio-proprietário da Hello Group

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