Locaweb Edição 110

52 // reportagem / métricas do instagram // revista locaweb @revistalocaweb influenciadora com mais de 510 mil seguidores na rede social, como pela empresa Inciclo (@inciclo), marca de coletores menstruais com mais de 245 mil fãs. “Esses dados, quando positivos, mostram que seu conteúdo é útil e tem chances de alcançar mais pessoas, uma vez que traz uma informação, uma dica, uma inspiração ou, ainda, algo a ser compartilhado com o próximo ou salvo para o futuro. Basicamente, isso significa que você está despertando algo no receptor e pode trabalhar isso”, comenta Anna Laura. Outra forma de usar os dados de salvamento e compartilhamento é avaliar qual conteúdo atraiu mais esse tipo de interação ao longo do mês. “Assim, é possível verificar qual publicação engaja melhor, o que nos direciona a criar postagens cada vez mais relevantes para o usuário”, diz Mara Souza, gerente de marketing da Inciclo. 9 Estabeleça um planejamento Com todas as métricas em mãos, é necessário pensar nos novos conteúdos que podem ser criados a partir dos posts que tiverem melhor desempenho no Instagram Insights. Aqui, a dica é fazer cronogramas semanais e mensais de divulgação. “Assim como em toda e qualquer rede social, para que seus posts atraiam mais usuários e maiores [índices de] visualizações, o importante é se dedicar”, afirma a influenciadora Carol Capel. A Bartender Store, por exemplo, conta com um calendário editorial que visa ajudar na organização e no planejamento das publicações. “Definimos um cronograma com as ações que serão executadas e programamos todas as postagens. Entretanto, elas podem sofrer alterações até a data da publicação, pois sempre estamos condicionados ao feedback de nossos seguidores”, conta Kauê, coordenador de marketing digital da companhia. A influenciadora Anna Laura Wolff usa as métricas para identificar o nível de engajamento de seus seguidores Mara, da Inciclo, ressalta que os dados ajudam a identificar quais conteúdos foram os melhores ao longo do mês e, a partir daí, reforçar as campanhas

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