Locaweb Edição 110

50 // reportagem / métricas do instagram // revista locaweb @revistalocaweb Como interpretar estatísticas negativas Uma conta com engajamento ruim precisa melhorar – e muito – se quiser crescer dentro do Instagram. Mas isso não significa que você não tem chances de reverter o quadro. “Identificar que seu público não está gostando de algo é uma oportunidade para se reinventar e testar conteúdos novos”, afirma Rodrigo Chiba, sócio-proprietário da agência Hello Group. Nesse cenário, a dica da influenciadora digital Carol Capel é focar os números que estejam piores e renovar o conteúdo das postagens, levando em consideração as publicações que tiveram bom desempenho nas métricas do Instagram. “Isso pode ser aplicado de diferentes formas, desde o engajamento no feed até a visualização nos Stories”, afirma. Outra boa dica é aproveitar os assuntos do momento, para ganhar espaço dentro da rede social e melhorar as estatísticas. “É superválido surfar nas tendências, mas isso não garante que seu público vai se tornar cativo”, alerta Rodrigo. “Você deve descobrir sozinho o tipo de conteúdo com o qual pode contar, independentemente da sazonalidade”, completa. 5 Compare períodos Como todas as informações do Instagram Insights são apresentadas em gráficos e porcentagens semanais, vale a pena checar a evolução das campanhas. “Se os números estiverem positivos, é sinal de que a semana foi melhor do que a anterior. Agora, em caso negativo, significa que você precisa melhorar seus resultados e apostar em outra tática”, ressalta Guilherme. Para uma visão macro dos dados, a dica é fazer prints dos períodos e compará-los ao final do mês, para saber como sua rede está se comportando. 6 Foque o público-alvo Para a Bartender Store (@bartenderstore), empresa de produtos e serviços voltados para quem trabalha com bebidas e que tem mais de 105 mil seguidores no Instagram, não há nada mais importante na hora de analisar as métricas do que conhecer seu público-alvo. “As análises ajudam a compreender do que a nossa audiência gosta e o que ela procura. Na prática, os dados servem como um guia, que dita quais conteúdos devemos trabalhar naquele momento. Podem ser produtos, vídeos, receitas...”, conta Kauê da Silva Carvalho Ramos, coordenador de marketing digital da companhia. Além de apresentar os gostos dos seguidores, as métricas destrincham quem são essas pessoas. É possível, por exemplo, ter acesso a informações como idade, gênero e localização geográfica. “É bom estar atento a esses dados, pois eles ajudam a ver se você está cumprindo os seus objetivos e conseguindo direcionar o seu conteúdo a quem interessa”, aponta a especialista Paula Tebett. 7 Vá além dos gráficos Não basta conhecer seu público: é necessário interagir Os dados funcionam como guias que ditam o tipo de conteúdo que deve ser postado naquele momento, segundo Kauê, da Bartender Store

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