Locaweb Edição 110

49 // reportagem / métricas do instagram // revista locaweb Conta profissional O Instagram oferece gratuitamente a opção de transformar uma conta comum de usuário em um perfil profissional. Além de entregar as métricas de interação, essa mudança permite acrescentar formas de contato e outros detalhes para deixar o perfil com uma cara mais empresarial. Para realizar o procedimento, basta seguir estes passos: 1. Abra o Instagram. No menu inferior, dê um toque em sua foto. 2. Clique nas três listras, localizadas no canto superior direito. 3. Selecione a opção “Configurações”. 4. Vá até “Conta”. 5. Aperte “Mudar para conta profissional” e clique em “Continuar”. 6. A partir daí, você deve fazer uma série de escolhas relacionadas ao perfil comercial, como selecionar a categoria de serviço, adicionar contatos e sincronizar com sua página do Facebook. Siga todas as etapas que aparecem na tela. 7. Ao finalizar todos os passos, a conta estará configurada como profissional, e já será possível acessar o Instagram Insights para descobrir como anda a interação dos seus seguidores com as postagens. Carol Capel, influenciadora, ressalta a importância de analisar, também, os dados relacionados aos Stories “É importante analisar cada conteúdo postado, pois dessa forma dá para identificar com exatidão o que está atraindo seu público. A partir daí, basta investir mais nesse conceito”, explica o especialista em redes sociais Guilherme Encinas (@guilherme.encinas). 3 Enxergue melhor os gráficos Independentemente da mensuração que você decida realizar, é importante entender quais são as estatísticas que aparecem na telinha. As mais conhecidas são seguidores, curtidas e comentários. Isso não significa, porém, que elas sejam as mais relevantes. “Esses números estão mais relacionados à vaidade. Para as empresas, é muito mais importante descobrir se seu Instagram tem um bom engajamento”, alerta Guilherme. A principal métrica relacionada ao engajamento é o alcance, ou seja, o número total de pessoas que visualizaram a publicação. Outros dados interessantes são: impressões (quantas vezes cada pessoa viu o seu conteúdo), compartilhamentos (envios dos seus posts por mensagem direta e para os Stories) e salvamentos (quantos usuários armazenaram suas publicações). 4 Fique de olho nos Stories A influenciadora Carol Capel (@carolcapeloficial), que tem mais de 530 mil seguidores na rede social, alerta para a importância de analisar as métricas exclusivas do Instagram Stories. “Por meio delas é possível ver quem efetuou alguma ação, como clicar em um link ou enviar uma mensagem, bem como o número de pessoas que visitaram o perfil e também as respostas dadas para determinada foto ou um vídeo, de acordo com o conteúdo que você criou (caixa de perguntas ou enquete)”, comenta.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=