Locaweb Edição 110

46 // reportagem / métricas do instagram // revista locaweb @revistalocaweb Métricas sociais O Instagram dispensa apresentações, uma vez que é a quinta rede social mais usada no mundo, com 1 bilhão de usuários ativos mensalmente – os dados são do instituto de pesquisa GlobalWebIndex (GWI). Esse número representativo gera uma forte competição entre perfis de empresas, influenciadores digitais e celebridades. Munida com bom conteúdo, muita gente briga para conquistar a audiência e ganhar relevância dentro da plataforma. E o melhor jeito de descobrir se está no caminho certo ou não é analisar as chamadas métricas de interação. “Essas informações servem para entender a própria audiência e como interage com o conteúdo. Com isso, fica mais fácil descobrir se sua mensagem está sendo distribuída corretamente e gerando os efeitos desejados junto com o público”, explica Paula Tebett (@paulatebett), especialista em mídias sociais, palestrante e criadora de conteúdo. “As métricas também podem apontar algumas demandas dos seguidores. Com elas é possível descobrir, por exemplo, quais pontos merecem mais investimentos e que tipo de post é necessário criar e oferecer”, completa. É importante destacar, porém, que a mensuração não está disponível para todos os usuários do Instagram (veja mais no quadro “Conta profissional”, na página 49). Só é possível visualizá-la em perfis comerciais – opção voltada para quem usa a rede social como meio de vendas ou marketing. Assim que a conta recebe esse status, as métricas nativas, batizadas de Instagram Insights, passam a ficar visíveis. A partir daí, a dica é saber analisá-las para descobrir qual a melhor estratégia para abordar seu público-alvo e alcançar o sucesso dentro da mídia. INFLUENCIADORES DIGITAIS, EMPRESAS E ESPECIALISTAS APONTAM O QUE OBSERVAR NAS ESTATÍSTICAS DO INSTAGRAM PARA FORTALECER UM PERFIL COMERCIAL E CONQUISTAR MAIS SEGUIDORES BIANCA BELLUCCI

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