Locaweb Edição 110

// revista locaweb 43 // capa / ecossistema do e-commerce E star presente nas redes vai muito além de manter um perfil estático no Instagram e no Facebook. Canais como esses podem e devem ser usados de forma planejada para aumentar as vendas, fidelizar clientes, compreender as necessidades dos consumidores e até atrair internautas que se identifiquem com os valores da sua marca. Marilia Dovigues, head de marketing da Etus, plataforma de gerenciamento de redes sociais, explica que 99% dos e-commerces se encaixam no Instagram para venda direta ou para geração de conteúdo sobre um determinado tema. “Instagram, Facebook e TikTok são as opções com maiores números de usuários ativos e diários no momento. O YouTube, até um tempo atrás, era o líder em visualizações. Entretanto, nem todo negócio ou empreendedor tem tempo de produzir vídeos com qualidade para a rede”, diz. O primeiro passo para criar uma estratégia de sucesso é entender o objetivo do e-commerce. “Por que a empresa vai ter uma conta em determinado canal e como ela vai ser usada? É para fazer a venda por lá? É para instigar o cliente a ir a um ponto de venda? É necessário definir isso logo de cara e, a partir daí, criar um planejamento”, afirma Marilia. Algumas companhias optam por agendar posts, responder mensagens e interagir com seguidores manualmente. Quem deseja economizar tempo e profissionalizar esse processo pode aderir a plataformas simples Presença nas redes sociais e acessíveis, que permitem controlar diversos canais em um só lugar, centralizar todas as mensagens recebidas via redes sociais, impulsionar conteúdos de forma prática, analisar métricas e agendar postagens e stories com antecedência. “Não adianta fazer um post por semana ou apenas na Black Friday e achar que o seu cliente vai comprar. É preciso ter uma presença diária e constante”, diz Marilia. “Temos de gerar valor, audiência e credibilidade. Isso leva tempo. Normalmente, as pessoas não confiam em uma loja logo de primeira. Nas redes sociais, isso é ainda pior, pois o público tem medo de golpes”, ressalta. Por isso, a dica é criar um elo, mostrar quem você é, apresentar o seu produto e ressaltar que a empresa está interessada em saber mais sobre a opinião dos clientes. Instagram, Facebook e TikTok são as opções com maiores números de usuários ativos e diários no momento '' Marilia Dovigues , head de marketing da Etus

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