Locaweb Edição 110

42 // capa / ecossistema do e-commerce // revista locaweb @revistalocaweb M uitas vezes, o consumidor precisa de alguns “empurrõezinhos” para finalizar sua jornada de compra. Por isso, é preciso compreender suas necessidades para descobrir como engajá-lo. “Quando analisamos dados de comportamento, conseguimos entender, por exemplo, se uma pessoa está mais predisposta a comprar”, diz Ricardo Rodrigues, head de Entender para engajar moram no Nordeste deixaram de efetuar a compra, possivelmente, pelo valor do frete. Com base nessa hipótese, conseguimos automatizar uma campanha de marketing para essas pessoas receberem um push recomendando uma visita à loja física na sua cidade, onde o envio é grátis”, explica Ricardo. Trabalhar com dados para criar jornadas personalizadas também é uma boa pedida para lojas virtuais que desejem evoluir. “Você gostaria mais de receber um e-mail com todas as promoções do dia ou uma mensagem que traga ofertas com base nos seus interesses? As marcas que não personalizam a experiência do cliente estão ficando para trás. Hoje, o consumidor espera isso, seja para ver seus filmes, seja para ouvir suas músicas ou na hora de fazer compras”, diz o especialista. As formas de engajamento dependemmuito de cada negócio, mas algumas dicas tendem a funcionar para todos os tipos de lojas virtuais. A primeira é a prova social, que consiste em aproveitar informações de quem já comprou, como avaliações no site e nas redes sociais. Também vale a pena recomendar produtos similares aos que o cliente esteja vendo, seja em vitrines dentro do e-commerce, seja por meio de mensagens do tipo “quem comprou este item também comprou aquele”. Ricardo indica, ainda, estratégias baseadas em gamificação e escassez. “Elas servem para reforçar, por exemplo, que uma determinada promoção dura por tempo limitado, o que deixa a comunicação mais eficaz”, explica. produto da Social Miner & All iN, que trabalha com análises de usuários e marketing humanizado. Com tecnologias como big data e inteligência artificial cada vez mais acessíveis, é possível analisar o comportamento do público, identificar padrões e automatizar estratégias. “Imagine, por exemplo, que depois de uma análise de dados, entendemos que pessoas que visitaram páginas sobre geladeiras e que Com uma boa análise de dados, é possível fazer campanhas mais eficientes para atender as vontades do cliente, de acordo com Ricardo, da Social Miner & All iN

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